DELJIPA

DELJIPA | Informações e Notícias | Ano XI

Search

15 abril, 2016

Impeachment: Hélio Bicudo diz que Golpe houve quando se sonegou informação do País

Hélio Bicudo faz defesa de impeachment no plenário da Câmara: Golpe houve quando se sonegou informação do País

Em um duro discurso contra a presidente Dilma Rousseff, o jurista Hélio Bicudo, um dos três autores do pedido de impeachment e ex-petista, iniciou a discussão em plenário dizendo que a presidente foi “maliciosa” com as pedaladas fiscais. A declaração foi feita durante a sessão do impeachment iniciada nesta sexta-feira (15) na Câmara Federal.

A acusação afirma que a pedalada fiscal, um atraso de repasses da União para bancos públicos, é um tipo de operação de crédito, o que seria ilegal. A defesa nega que sejam operações de crédito.

“Golpe, sim, houve quando se sonegou a informação de que o País estava quebrado”, afirmou Bicudo em referência à maquiagem fiscal feita pelo Tesouro Nacional. “Furtar um pedaço de dinheiro é muito menos do que furtar a esperança do futuro. As pedaladas não se constituem num mero problema administrativo. Foi um recurso para maliciosamente esconder da nação a situação do Tesouro Nacional”, completou, referindo-se à campanha presidencial de 2014.

Quanto à segunda acusação que fundamenta o pedido de impeachment, a edição de decretos suplementares, Bicudo afirma que Dilma desrespeitou o Congresso Nacional. Isso porque ela não aguardou o Legislativo votar a alteração da meta fiscal de 2015 antes de autorizar os decretos. “Passou por cima desta Casa. Esta Casa foi desconhecida pela presidente da República”, disse o jurista.

Ao final, Bicudo lembrou que mais de 40 entidades subscreveram o pedido de impeachment assinado por ele junto com os juristas Janaína Paschoal e Miguel Reale Júnior. “Esse pedido de impeachment vem carregado de desejo popular”, disse. Ele elogiou ainda o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento desta quinta-feira (14), ao decidir que a Câmara deve continuar a discussão do processo.

Durante o discurso, governistas reagiram e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deixou claro que os oradores não serão interrompidos. “Isso atrapalha o próprio orador e não é o objetivo. Então não vai ser permitida a colocação de faixas atrás. A tribuna é ocupada por quem está falando”, disse.

Fonte: Brasil Post
Post: G. Gomes
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!

Top Comentários