15/12/2016

Com a proximidade das festas de fim de ano, e mesmo com a crise financeira que o País atravessa, muitos consumidores saem em busca de produtos para preparar a ceia de Natal. Para facilitar, o Programa de Proteção ao Consumidor em Rondônia (Procon-RO), órgão ligado à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), reuniu dicas que podem ajudar o consumidor a gastar pouco.

A primeira é uma lista de produtos. Devido à grande variedade, muitas vezes facilita e também pode dificultar boas escolhas. Então, fazer uma lista e pesquisa prévia em folhetos e anúncios publicitários ajudam a evitar gastos desnecessários.

Para conter despesas, é importante planejar o cardápio da ceia, incluindo todos os alimentos, bebidas e ingredientes que serão utilizados. Alguns estabelecimentos costumam fazer promoções de produtos que estão com prazo de vencimento próximo, o ideal é comprar a quantidade que será consumida neste período para evitar riscos à saúde.

Outra dica é avaliar as condições de higiene, armazenamento, refrigeração, condições de congelamento e iluminação do local, isto evita a compra de produtos deteriorados ou violados.

É importante também ficar atento quando o preço do produto registrado pelo caixa for diferente do informado na gôndola, vale sempre o menor.

Por fim, deve o consumidor ficar atento às promoções e condições de pagamentos, lembrando que em pagamentos realizados com cartões de credito e débito não pode o comerciante diferenciar o preço.Consumidor que se sentir lesado deve procurar o Procon mais próximo. Em Rondônia, há unidades em Porto Velho, Ariquemes, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhenbra.

Fonte:Secom -RO
Capa: Google
Post: G. Gomes
Canal: www.deljipa.blogspot.com.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu Comentário, com responsabilidade:

Entre com o Email

Seja o primeiro a saber

Utilidades











Instagram


Top Comentaristas

Os Mais Acessados