DELJIPA

DELJIPA | Informações e Notícias | Ano XI

Search

17 junho, 2017

Espanha vai extraditar Advogado investigado na Lava jato

Logo da Odebrecht na Vila Olímpica do Rio de Janeiro, 23 de junho de 2016

A Justiça espanhola decidiu extraditar o advogado hispano-brasileiro Rodrigo Tacla Duran, que no Brasil responde por sua suposta ligação com o esquema de corrupção na Petrobras, investigado pela operação 'Lava Jato'.

A extradição, "para processo de delito de coparticipação, lavagem de dinheiro e organização criminosa", foi decidida pela Audiência Nacional, tribunal superior espanhol especializado nesse tipo de casos, segundo uma ação a qual a AFP teve acesso nesta sexta-feira (16).

A extradição deverá agora ser formalmente aprovada pelo governo espanhol.

Rodrigo Tacla Duran, de 43 anos, e advogado da Odebrecht, foi detido em novembro em um hotel em Madri.

A ação justifica que Tacla fazia parte de um cartel de empresas que pagaram "sistematicamente subornos aos dirigentes" da Petrobras, para a contratação de grandes obras.

O documento afirma que Tacla Duran atuou como mediador no pagamento desses subornos e lavagem de dinheiro. Concretamente, teria lavado "mais de trinta e cinco milhões de reais em espécie" para uma dessas empresas, a UTC Engenharia.

O caso do advogado tem também ramificações no Equador, onde o ex-ministro Alecksey Mosquera foi preso preventivamente em abril por 90 dias por ter supostamente recebido um suborno de 920.000 dólares da Odebrecht.

A prisão do ex-ministro foi possível por causa da declaração feita por Rodrigo Tacla Duran, de acordo com a procuradoria equatoriana, que em janeiro enviou uma assistência penal à Espanha para recorrer ao testemunho.

O escândalo na "Lava Jato", o maior da história brasileira, atingiu diretamente o Partido dos Trabalhadores (PT) e seus ex-aliados do PMDB, do atual presidente Michel Temer, além do Partido Progressista (PP).

Fonte: AFP
Post: G. Goes
Para: www.deljipa.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!

Top Comentários