DELJIPA

DELJIPA | Informações e Notícias | Ano XI

Search

09 setembro, 2017

Mania de roubar: Geddel é acusado de desvios desde seu primeiro cargo público em 1983

© Ueslei Marcelino / Reuters

O ex-ministro Geddel Vieira Lima já foi alvo de uma sucessão de denúncias de corrupção. Em 1983, Geddel tinha 25 anos quando foi indicado para o cargo de diretor da corretora de valores do Banco Estadual da Bahia (Bandeb).

Segundo a reportagem do jornal O Globo, um ano depois, uma auditoria interna do banco identificou um desvio de cerca de R$ 2,7 milhões (em valores atualizados) da corretora. O dinheiro era fruto de um esquema que teria beneficiado Geddel, seu irmão, o hoje deputado Lúcio Vieira Lima, seu pai, o ex-deputado Afrísio Vieira Lima, e sua mãe, Marluce. No entanto, os envolvidos negam a acusação de que usaram o banco público para ter rendimentos acima das taxas de mercado. Em 1984, Geddel foi demitido.

Apelidado de “Geddel 20%”, “agatunado” e “boca de jacaré”, em referência ao “grande apetite por negociatas” e após inúmeras indicações políticas, Geddel foi eleito deputado federal em 1990.

O ex-senador Antônio Carlos Magalhães dizia que a campanha foi paga com dinheiro desviado de um fundo destinado a comprar equipamentos para a Polícia Civil (Funresp).

Ao assumir seu mandato na Câmara, Geddel esteve envolvido no escândalo dos “Anões do Orçamento”. O então deputado foi acusado de manipular emendas para beneficiar empreiteiras. A CPI que investigou o caso, em 1993, o absolveu.

As acusações contra Geddel seguiram e oito anos depois foi lançado um documentário chamado “Geddel Vai Às Compras”. O jornal O Globo destaca que o vídeo denuncia que o patrimônio do ex-ministro cresceu 364% de 1994 a 1998 e lança suspeitas sobre a forma como ele comprou fazendas no interior da Bahia e imóveis em Salvador.

Geddel foi preso preventivamente na sexta-feira (8/9/17), na casa em que mora e onde cumpria prisão domiciliar em Salvador. A prisão foi determinada pelo juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, em uma nova fase da Operação Cui Bono, que investiga fraudes na Caixa Econômica Federal. O ex-ministro fez exame de corpo de delito e foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda na noite de sexta (8/9/17).

Esse verdadeiramente o amigo do alheio! É como disse a mãe dele: Ele é doente! 

Deve ser cleptomaníaco.Doente por dinheiro público!

Informações: Notiaominuto
Post: G. Gomes
para: www.deljipa.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!

Top Comentários