DELJIPA

DELJIPA | Informações e Notícias | Ano XI

Search

03 novembro, 2017

Sérgio Moro desbanca presidentes norte-americanos em cerimônia nos EUA - Saiba como.

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos de primeira instância da Operação Lava Jato, que investiga crimes de corrupção na Petrobras, será o orador cerimonial da 173ª turma de formatura da Universidade de Notre Dame, em South Bend, Indiana, Estados Unidos. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (1º) pela própria universidade. A cerimônia será no dia 20 de maio de 2018, no Estádio Notre Dame.

Diversos presidentes norte-americanos, entre eles Barack Obama, George W. Bush, George H. Bush e Ronald Reagan foram oradores em edições anteriores da formatura, assim como os primeiros-ministros canadenses Lester Pearson e Pierre Trudeau; o primeiro-ministro da Irlanda Taoiseach Albert Reynolds; e o presidente da Irlanda Mary McAleese; o secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan; além de outros líderes.

O presidente da Universidade, reverendo John I. Jenkins, que concedeu o Prêmio Notre Dame em cerimônia realizada em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2017, afirma que o juiz paranaense tem os valores para inspirar os estudantes.

“Foi um privilégio me encontrar e conversar com o juiz Sérgio Moro no início de outubro. Ele serve como um claro exemplo de alguém que vivencia os valores que buscamos inspirar nos nossos estudantes. Estou grato que ele tenha aceitado nosso convite e estou certo de que ele aportará observações valiosas para nossos formandos da classe de 2018. Sua mensagem sobre integridade e o estado de direito e o seu exemplo de corajosa busca pela justiça são enormemente necessárias em nossos tempos. Nossos estudantes, suas famílias e convidados serão inspirados ao ouvir o juiz Moro”, comentou.

Na cerimônia marcada para maio, Moro deve receber um diploma honorário. O presidente da universidade afirmou que o juiz paranaense fez “diferença para a humanidade”.

“Moro tem se comprometido em nada mais que a preservação da integridade de sua nação através de aplicação firme e imparcial da lei. Ao abordar os problemas perniciosos da corrupção pública de forma judiciosa, porém, diligente, Dr. Moro fez uma acentuada diferença para todos os brasileiros e para a humanidade em geral, no que se refere a nossa sede universal pela justiça”, declarou John Jenkins.

Conhecido internacionalmente

No início de outubro, Moro recebeu uma homenagem em São Paulo Universidade americana Notre Dame. Na ocasião, ao falar sobre diversos assuntos, ele declarou ao público formado parcialmente por estrangeiros, que a ditadura militar foi um grande erro na história do Brasil. (Veja a íntegra do discurso).

O juiz federal criado em Maringá, Noroeste do Paraná, tem tido reconhecimento internacional por sentenciar políticos e líderes empresariais brasileiros por acusações de corrupção.

Recentemente, Moro condenou um ex-presidente brasileiro pela primeira vez na história do País. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi condenado em primeira instância a quase 10 anos de prisão.

Moro estudou no exterior através de um programa de intercâmbio na Escola de Direito de Harvard em 1998. Nomeado para seu cargo atual em 1996, Sérgio Moro participou em 2007 do Programa de Liderança para Visitantes Internacionais do Departamento de Estado dos Estados Unidos, visitando agências e instituições americanas responsáveis pela prevenção e combate à lavagem de dinheiro.

O juiz de 45 anos é formado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e fez doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Na Lava Jato, Sergio Moro usou como modelo a abordagem da investigação de corrupção “Mãos Limpas” na década de 1990 na Itália.

Entre outras ações de destaque, o caso “Banestado” também foi julgado por Moro. No caso foram investigadas 97 pessoas por corrupção. Na “Operação Farol da Colina”, outro grande caso, o juiz apelou para a prisão preventiva de 103 suspeitos por lavagem de dinheiro, evasão de impostos e outros crimes.

Post: G. Gomes
Por: Nbo
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br

Um comentário:

COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!

Top Comentários