DELJIPA

DELJIPA | Informações e Notícias | Ano XI

Search

05 outubro, 2020

Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações terá sua primeira edição em Outubro.

 
( Foto: Banco de Imagens)
Outubro passou a ser o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. A data, que agora será comemorada todos os anos, foi instituída por Decreto Nº 10.497/2020.

E na primeira edição da data está programada uma série de atividades, programas e palestras, por todo o país, nos próximos 30 dias, com o objetivo de divulgar ações de ciência e tecnologia e tornar o tema cada vez mais acessível à população. A ideia é inspirar toda a família, sobretudo as crianças e os jovens, promovendo, assim, melhorias na qualidade de vida das pessoas.

É importante essa proximidade científica da população, especialmente dos jovens, para que eles vejam na ciência uma visão do seu futuro, as possibilidades que têm pela frente”, disse o ministro Marcos Pontes.

“Não adianta ter o maior equipamento do planeta se a gente não tiver jovens interessados em ciência e tecnologia, se a gente não tiver a população ciente do que acontece com a ciência e a tecnologia, de como isso pode melhorar a vida delas
”, ressaltou.

A data também quer promover o debate sobre a importância dos impactos científicos em todo o mundo. O ministro destacou que, neste ano, com a Covid-19, a ciência e a tecnologia ultrapassaram barreiras e estão mais próximas da população.

Uma situação como essa da Covid, é a situação crítica que a gente tem que tratar agora. A gente vê a necessidade da ciência como a única arma para vencer esse inimigo, que é o vírus em si, seja na produção de remédios, vacinas, testes e para conhecer essa doença de forma que a gente possa proteger melhor a nossa população, a população do planeta como um todo”, acrescentou Marcos Pontes.

 
Prêmio José Reis de divulgação científica e tecnológica
E para marcar o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, foi entregue, nesta sexta-feira (2), o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, um reconhecimento a jornalistas, pesquisadores, escritores e instituições que contribuem para a divulgação da ciência brasileira. O vencedor é o jornalista Carlos Fioravanti, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. O prêmio é uma ação do CNPQ, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 
 
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Tradicionalmente realizada em outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia está em sua 17ª edição e tem como tema “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”.

Em especial no ano de 2020, por causa da Covid -19, o evento será eminentemente via internet, e acessível por meio dos canais do MCTI a todo o país e exterior. A semana acontece de 17 a 23 de outubro.

 Saiba mais sobre a programação AQUI.

A Semana é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações em parceria com secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, empresas e entidades da sociedade civil.
Informações:  MCTI
Post: G. Gomes
Home: www.deljipa.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!

Top Comentários