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28 fevereiro, 2022

Aviação Civil: Simplificação do procedimento para exploração de serviços aéreos via MP 1.089.

 
Nesta semana, o Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou o último capítulo da série especial criada para explicar as alterações trazidas pela Medida Provisória nº 1.089, de 29 de dezembro de 2021, sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) e outros três dispositivos legais que normatizam o setor aéreo. Conhecida como a MP do Voo Simples, a norma foi concebida para modernizar a regulação da aviação civil, aumentar a eficiência na prestação de serviços e fomentar o desenvolvimento do setor. Nesta semana, o foco foi a desburocratização de procedimentos para autorizações de serviços aéreos.

A antiga regulação definida pelo CBA fixava barreiras normativas que não eram mais compatíveis com o dinamismo do setor aéreo. Diante das circunstâncias impostas pela pandemia de covid-19, reavaliar as limitações legais que dificultavam o desenvolvimento e o retorno das atividades da aviação civil tornou-se uma urgência. Assim, uma das alterações trazidas pela MP do Voo Simples foi a eliminação do processo de outorga de serviços aéreos, que permite que a Agência concentre esforços no procedimento de certificação das empresas aéreas, com foco na segurança das operações.
 
Com a mudança, a exploração para serviços aéreos tornou-se menos burocrática, com ênfase em critérios de segurança e legais como: conclusão do processo de certificação exigido pela Agência; utilização de aeronaves em situação aeronavegáveis e compatíveis com o serviço pretendido; comprovação da regularidade fiscal, previdenciária e trabalhista; e garantia da manutenção das condições técnicas e operacionais definidas pela ANAC.
 Simplificação do procedimento para exploração de serviços aéreos é um dos principais avanços da MP 1.089
 
Para viabilizar as mudanças, a Agência alterou dois normativos internos com vistas à harmonização da regulamentação à MP nº 1.089. Por meio das Resoluções nº 659 e nº 660 (clique nos links para acessar), ambas de 2 de fevereiro de 2022, a ANAC atualizou as regras de exploração de serviços aéreos por empresas brasileiras, buscando a simplificação normativa e a maior eficiência dos serviços prestados, sem abrir mão de requisitos de segurança operacional.

Publicação das primeiras Portarias
As alterações internas já produziram resultados. Após editar a Resolução nº 659, em 2 de fevereiro de 2022, a ANAC começou a permitir a exploração de serviços aéreos sem processo de outorga. No dia 11 de fevereiro, foi publicada a Portaria nº 7.179, de 7 de fevereiro de 2022, primeira decisão no novo formato, baseada principalmente na obtenção do Certificado de Operador Aéreo (COA).
 
No novo modelo, não há mais outorga de serviços aéreos, exigência que demandava aprovação da Diretoria Colegiada da ANAC. Atualmente, a conferência das condições para exploração de serviços aéreos é realizada pela Superintendência de Padrões Operacionais (SPO) da Agência após emissão do COA.
 
Com a extinção do processo de outorga, as empresas aéreas poderão iniciar suas operações em menor prazo, proporcionando retorno mais rápido aos seus investimentos. Também não serão mais necessários processos de revalidação ou alteração da outorga, reduzindo a carga burocrática para a empresa. A exploração dos serviços aéreos fica condicionada à manutenção das condições técnicas e operacionais definidas pelos normativos da ANAC.
 
As empresas que já operam serviços aéreos e atualmente são detentoras de outorga de autorização para operar vigentes terão suas decisões gradualmente substituídas pelas portarias de cumprimento dos requisitos, para que se adequem aos novos requisitos legais e normativos. Não é necessário, por parte dessas empresas, realizar nova solicitação com essa finalidade.
 
Empresa estrangeira

A exemplo do processo de outorga para serviços aéreos no país, foram revogados também os dispositivos do CBA que tratavam da autorização para funcionamento de empresa estrangeira no país. Além de não agregar valor em segurança operacional ou jurídica, entende-se que a matéria já é tratada pelo Código Civil brasileiro, Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, que estabelece a documentação necessária ao requerimento de autorização de funcionamento de sociedade estrangeira no Brasil.
 
Outra mudança importante trazida pela MP do Voo Simples está relacionada com a definição de conceitos e categorias de serviços aéreos. Como essas definições podem variar de acordo com o tipo de serviço prestado e evoluem com o desenvolvimento do sistema de aviação civil, a tarefa ficou reservada à norma infralegal, de competência da ANAC, sempre observando as medidas de segurança aplicáveis a cada categoria. O objetivo é promover maior eficiência e segurança na prestação desses serviços.
 
Além do modelo simplificado de procedimentos para exploração de serviços aéreos, a MP nº 1.089 desburocratizou o segmento de aeródromos, descomplicou o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) e racionalizou a cobrança das Taxas de Fiscalização da Aviação Civil (TFACs), entre outras medidas de relevância para o setor aéreo (clique nos links para acessar).
 
Programa Voo Simples
Criado pelo Governo Federal, o Programa Voo Simples foi lançado em 7 de outubro de 2020 com o objetivo de modernizar e desburocratizar o setor de aviação civil brasileiro. Aproximadamente, 91% das 69 iniciativas do programa foram iniciadas ou concluídas.
 
O propósito é promover um ambiente regulatório eficiente, a fim de tornar a aviação brasileira cada vez mais dinâmica e competitiva.
 
Para saber mais sobre o Voo Simples, acesse a página do programa (clique no link para acessar) e acompanhe as redes sociais da ANAC.

Informações: Agência Nacional de Aviação Civil
Post: G. Gomes
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Agências do INSS não vão funcionar neste Carnaval - Veja como proceder

  
As unidades de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não estarão abertas ao público durante os dias 28 de fevereiro e 1º de março deste ano. 
 
Caso o beneficiário tenha agendado algum atendimento para as datas, o compromisso deverá ser remarcado para quarta-feira dia 2 de Março de 2022 a partir de 14 horas - horário em que as agências retomam as atividades.

Os pagamentos de benefícios também serão interrompidos durante o período, mas serão retomados na quinta-feira dia 3 de Março de 2022. 
 
O INSS aceita marcações e remarcações via telefone, pelo telefone 135. O 
O atendimento no canal INSS é feito de segunda a sábado, de 7h às 22 horas (horário de Brasília).

O aplicativo Meu INSS também é uma opção para agendamento e consultas relativos aos benefícios. O cronograma para marcações, entretanto, segue a mesma pausa do carnaval.

Confira o calendário para pagamentos de março.

Benefício de até um salário mínimo:

Final do cartão de benefício Data do pagamento
1 21 de fevereiro
2 22 de fevereiro
3 23 de fevereiro
4 24 de fevereiro
5 25 de fevereiro
6 03 de março
7 04 de março
8 07 de março
9 08 de março
0 09 de março

Benefício acima de um salário mínimo:

Final do cartão de benefício Data do pagamento
1 e 6 03 de março
2 e 7 04 de março
3 e 8 07 de março
4 e 9 08 de março
5 e 009 de março
Informações: Meu INSS
Post: G. Gomes
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Venda de imóveis da União inclui 20 ativos no mês de Março.

 
Após os certames realizados em fevereiro, o Governo Federal, por meio da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União do Ministério da Economia (SPU/ME), coloca à venda nova rodada de imóveis da União no mês de março. São 20 ativos localizados em 14 estados do país, avaliados em R$ 164,4 milhões. Os interessados devem enviar as ofertas eletronicamente, por meio do portal VendasGov.

As ofertas contemplam terrenos, casas, prédios, armazém, apartamento e um galpão. Dez ativos estão à venda por terem recebido Proposta de Aquisição de Imóveis (PAI), mecanismo que permite que pessoas físicas ou jurídicas apresentem ofertas de compra para adquirir qualquer imóvel da União. São eles:

• Armazém avaliado em R$ 48,5 milhões, em Uberlândia (MG), cuja concorrência pública será realizada no dia 9 de março;
• Terreno avaliado em R$ 40,8 milhões, em São Paulo (SP), cuja concorrência pública será realizada no dia 10 de março;
• Casa avaliada em R$ 318,5 mil, em Jales (SP), cuja concorrência pública será realizada no dia 14 de março;
• Galpão avaliado em R$ 878,7 mil, em Jaíba (MG), cuja concorrência pública será realizada no dia 17 de março;
• Terreno avaliado em R$ 113 mil, localizado na capital Campo Grande (MS), cuja concorrência pública será realizada no dia 21 de março;
• Prédio avaliado em R$ 2,6 milhões, em Monte Carmelo (MG), cuja concorrência pública será realizada no dia 22 de março;
• Terreno avaliado em R$ 6,4 milhões, em Maringá (PR), cuja concorrência pública será realizada no dia 23 de março;
• Terreno avaliado em R$ 7,2 milhões, em Salvador (BA), cuja concorrência pública será realizada no dia 24 de março;
• Terreno avaliado em R$ 15,8 milhões, em Patrocínio (MG), cuja concorrência pública será realizada no dia 29 de março;
• Terreno avaliado em R$ 1,6 milhão, localizado em Santos (SP), cuja concorrência pública será realizada no dia 31 de março.

Para esses casos, há uma vantagem, pois as pessoas físicas ou jurídicas que enviaram proposta por meio da PAI, contrataram a avaliação e homologaram o laudo na SPU têm o direito à preferência na aquisição do imóvel. Durante o andamento das sessões públicas, caso não ganhem a concorrência pública pela maior oferta, elas podem arrematar o imóvel pelo mesmo valor do maior lance oferecido por um terceiro. Se preferir não exercer esse direito, além da devolução da caução, o interessado é reembolsado dos custos de avaliação diretamente pelo ganhador da licitação.

Outros 10 imóveis que ainda não receberam proposta de aquisição também podem ser arrematados:

  • Terreno de 2,6 mil m², situado no bairro Salgado Filho, em Aracaju (SE), avaliado em R$ 7,1 milhões, pode ser arrematado no dia 7 de março. 
  • Terreno de 9,6 mil m², localizado na Rua Professor Álvaro Alvim, no bairro Rio Branco, em Porto Alegre (RS), avaliado em R$ 23 milhões e a concorrência pública será realizada no dia 8 de março. 
  • Dois terrenos de mil m² e 5,3 mil m², localizados na Avenida 7 de setembro, no centro da cidade de Alta Garças (MT), podem ser arrematados no dia 11 de março por R$ 328 mil e R$ 1,3 milhão. 
  • Prédio de 880 m², com 961,1 m² de área construída, localizado no bairro Rio Vermelho, em Salvador (BA) está à venda por R$ 2,8 milhões, podendo ser arrematado no dia 15 de março. 
  • Apartamento de 168 m² em Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ), pode ser arrematado por R$ 2,4 milhões no dia 16 de março. 
  • Casa de 300 m², localizada no bairro Habitasa, em Rio Branco (AC), está à venda por R$ 326,9 mil e a concorrência pública ocorrerá no dia 18 de março. 
  • Sala de 307,3 m², localizada no bairro Boa Vista, em Recife (PE), pode ser arrematada no dia 25 de março por R$ 722,1 mil. 
  • Terreno de 1,7 mil m², localizado no Loteamento Nova Pavuna, em Pacatuba (CE), está à venda por R$ 254,9 mil e a concorrência pública será realizada no dia 28 de março. 
  • Terreno de 3,5 mil m², localizado na Vila Progresso, em Jataí (GO), pode ser arrematado por R$ 1,5 milhão no dia 30 de março.
Os editais, as fotos dos imóveis e outros detalhes podem ser obtidos no portal VendasGov. Como o processo foi conduzido de forma virtual, as ofertas podem ser apresentadas até às 14h59 do dia da sessão pública. Entretanto, para ocorrer a validação, é necessário anexar o comprovante de pagamento da caução, equivalente a 5% do valor do imóvel, que deverá ser efetivado na Caixa Econômica Federal, conforme edital. A oferta de maior valor vence a concorrência. Caso a proposta apresentada não seja a vencedora, a caução é integralmente devolvida. Para registrar as ofertas é necessário possuir o cadastro único no plataforma gov.br, que possibilita acesso às páginas do Governo Federal.

Como participar

Os interessados devem acessar o portal VendasGov, fazer o login pelo gov.br e enviar suas ofertas. As sessões públicas são realizadas, sempre, às 15 horas.
Informações: Ministério da Economia
Post: G. Gomes
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27 fevereiro, 2022

Boletim Diário Nº 696 sobre Covid-19 em Rondônia de 27 de Fevereiro de 2022.

 
O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga balanço de dados referente aos casos de covid-19 no Estado.
Neste Domingo dia 27 de fevereiro de 2022 foram consolidados os seguintes resultados:
  • Casos confirmados372.666
  • Óbitos7.058 1,89%
  • Pacientes internados na Rede Estadual de Saúde – 93
  • Pacientes internados na Rede Privada – 00
  • Pacientes internados na Rede Municipal de Saúde – 37
  • Pacientes internados na Rede Filantrópica – 00
  • Total de pacientes internados – 130
  • Pacientes aguardando leitos: 2
  • Testes Realizados – 1.067.991 (Dados de 26/02/2022)
  • Aguardando resultados do Lacen – 54
* População vacinada (Dados de 26/02/2022):
1ª Dose 1.287.914 (76,62%)
2ª Dose +DU 1.097.100 (65,27%)
Dose Reforço 293.442 (17,46%)
Crianças 5 a 11 anos 29.400 (15,45%)
Doses Aplicadas: 2.707.856
* CoronaVac: 721.648
* AstraZeneca: 919.150
* Pfizer: 1.382.940
*Janssen: 64.400
*Pfizer Pediátrica: 56.200
Fonte: Painel de Vacinas 
No Estado, os números de casos confirmados, recuperados e de óbitos, desde o primeiro registro em 20 de março de 2020 até hoje (27 de fevereiro de 2022), por covid-19 são:
TOTAL DE CASOS EM RONDÔNIA – 27/02/2022
Município Casos Totais Óbitos Totais
Porto Velho 98.601 2.631
Ji-Paraná 29.899 648
Ariquemes 29.329 541
Cacoal 24.347 336
Vilhena 20.152 313
Jaru 11.653 197
Pimenta Bueno 10.620 129
Rolim de Moura 10.893 198
Machadinho D’Oeste 9.391 126
Buritis 9.945 95
Alta Floresta D’Oeste 7.776 77
Ouro Preto do Oeste 7.589 160
Guajará-Mirim 6.076 238
Espigão D’Oeste 6.246 88
Nova Mamoré 5.648 93
Presidente Médici 5.603 92
Candeias do Jamari 5.139 83
Cerejeiras 4.948 72
São Francisco do Guaporé 4.741 55
São Miguel do Guaporé 3.586 63
Colorado do Oeste 3.963 48
Cujubim 4.014 44
Nova Brasilândia D’Oeste 4.011 36
Alto Paraíso 3.474 62
Costa Marques 3.655 43
Monte Negro 3.453 37
Seringueiras 2.658 23
Campo Novo de Rondônia 2.050 28
Chupinguaia 2.566 27
Urupá 2.374 34
Alto Alegre dos Parecis 2.123 48
Santa Luzia D’Oeste 1.873 25
Mirante da Serra 1.836 16
Alvorada D’Oeste 1.897 36
Corumbiara 1.705 25
Itapuã do Oeste 2.180 19
Vale do Anari 1.709 26
Cacaulândia 1.586 17
Cabixi 1.622 22
Vale do Paraíso 1.484 26
Nova União 1.306 15
Theobroma 1.212 26
Rio Crespo 1.001 13
Governador Jorge Teixeira 1.090 22
Novo Horizonte do Oeste 1.060 24
São Felipe D’Oeste 650 13
Ministro Andreazza 971 15
Teixeirópolis 845 9
Parecis 656 10
Pimenteiras do Oeste 681 17
Primavera de Rondônia 410 7
Castanheiras 369 10
Total geral 372.666 7.058
Fonte: Vigilâncias epidemiológicas dos municípios de Rondônia.
Em Rondônia, entre os dias 09/12/21 a 27/02/2022 foram registrados os seguintes resultados para covid-19:
ÚLTIMAS 24 HORAS (CONSOLIDADO)
MUNICIPIOS CASOS CONFIRMADOS ÓBITOS
Porto Velho 193 0
Ji-Paraná 8 0
Ariquemes 34 0
Cacoal 0 0
Vilhena 1 1
Jaru 9 0
Pimenta Bueno 0 0
Rolim de Moura 0 0
Machadinho D’Oeste 0 0
Buritis 57 0
Alta Floresta D’Oeste 8 0
Ouro Preto do Oeste 0 0
Guajará-Mirim 0 0
Espigão D’Oeste 0 0
Nova Mamoré 0 0
Presidente Médici 0 0
Candeias do Jamari 0 0
Cerejeiras 21 0
São Francisco do Guaporé 0 0
São Miguel do Guaporé 0 0
Colorado do Oeste 4 0
Cujubim 11 0
Nova Brasilândia D’Oeste 0 0
Alto Paraíso 1 0
Costa Marques 0 0
Monte Negro 5 0
Seringueiras 0 0
Campo Novo de Rondônia 0 0
Chupinguaia 0 0
Urupá 1 0
Alto Alegre dos Parecis 0 0
Santa Luzia D’Oeste 0 0
Mirante da Serra 0 0
Alvorada D’Oeste 0 0
Corumbiara 3 0
Itapuã do Oeste 0 0
Vale do Anari 0 0
Cacaulândia 11 0
Cabixi 25 0
Vale do Paraíso 0 0
Nova União 0 0
Theobroma 0 0
Rio Crespo 0 0
Governador Jorge Teixeira 0 0
Novo Horizonte do Oeste 0 0
São Felipe D’Oeste 0 0
Ministro Andreazza 0 0
Teixeirópolis 8 0
Parecis 0 0
Pimenteiras do Oeste 0 0
Primavera de Rondônia 0 0
Castanheiras 0 0
Total Geral 400 1
ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES:
  1. Nas últimas 24 horas foi registrado um (1) óbito por Covid19 no Estado de Rondônia, sendo este, um homem de 63 anos de idade do município de Vilhena.

Segundo a Agevisa, os dados são analisados diariamente pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/Agevisa), que acompanha também a investigação epidemiológica feita pelas equipes de Saúde nos municípios para checagem de dados.

Para informações detalhadas e relatórios na íntegra, acesse o Portal Coronavírus em Rondônia, por meio do endereço: coronavirus.ro.gov.br

Os dados de vacinação são adicionados ao sistema diretamente pelos municípios e são dinâmicos.

Para mais informações acerca da vacinação por grupos:
https://infoms.saude.gov.br/extensions/DEMAS_C19_Vacina_v2/DEMAS_C19_Vacina_v2.htm

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Informações:  Agevisa
Post: G. Gomes

BNDES registra lucro líquido recorde em 2021 e passa a ter a maior Carteira de concessões de infraestrutura do mundo!

 
O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) apresentou lucro líquido recorde de R$ 34,1 bilhões em 2021, volume 65% superior ao registrado em 2020, resultado fortemente marcado por ganhos com participações societárias (R$ 30,6 bilhões) e com a intermediação financeira (R$ 19,9 bilhões). O Banco fechou 2021 com 167 projetos em sua carteira, dos quais 19 já foram leiloados, o que totaliza investimentos previstos da ordem de R$ 383 bilhões – R$ 109 bilhões referentes aos projetos já leiloados. Os resultados foram apresentados nesta sexta-feira (25/02), pelo presidente Gustavo Montezano e por demais integrantes da diretoria do BNDES.

O resultado recorrente, que exclui operações de desinvestimento da carteira de renda variável e provisões para risco de crédito, entre outros, foi de R$ 15,8 bilhões em 2021. O indicador apresentou aumento de 96,9% quando comparado a 2020 (R$ 8,0 bilhões), refletindo a maior receita com dividendos/JCP e o acréscimo no produto da intermediação financeira, o que demonstra a consistência também da carteira de crédito do banco.  

Sustentabilidade

Ao fim de 2021, 53,5% das operações de crédito do BNDES (considerando operações diretas e indiretas não automáticas) estavam ligados a projetos que apoiavam a economia verde e o desenvolvimento social. No ano, os desembolsos para iniciativas dessa natureza totalizaram R$ 7,8 bilhões e R$ 10,0 bilhões, respectivamente.
 
Cerca de 83% dos desembolsos (R$ 53,5 bilhões) do ano contribuíram para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU, totalizando quase 180 mil operações. Ao todo foi viabilizada a geração de 1.730 MW de energia eólica – o suficiente para atender 3,3 milhões de residências – implementados 3.197 km de rede de distribuição de gás natural e construídas 2.142 cisternas em escolas públicas rurais, dentre outras entregas para a sociedade.

Fábrica de Projetos

O reconhecimento do BNDES pela Infralogic como o maior estruturador de PPPs, concessões e privatizações em infraestrutura do mundo entre seus pares, é resultado do trabalho implementado pela Fábrica de Projetos. Atualmente, a carteira conta com 148 projetos em estruturação e 19 projetos leiloados, totalizando investimentos previstos da ordem de R$ 383 bilhões. Ela vem ampliando a atração de capital privado para a viabilização de empreendimentos que teriam dificuldade de serem custeados somente por recursos públicos e faz parte da estratégia atual de atuar no desenvolvimento da economia nacional como um banco multiprodutos. 

Resultado financeiro trimestral

No último trimestre de 2021, o BNDES registrou lucro líquido de R$ 7,7 bilhões. O desempenho foi fortemente influenciado pelo resultado com participações societárias, principalmente receita com dividendos/JCP (R$ 3,2 bilhões, líquidos de tributos).
 
Em 2021, o produto de intermediação financeira atingiu R$ 19,9 bilhões, aumento de 55,2% em comparação ao ano de 2020, impactado pelo resultado na venda de debêntures, pelo aumento do saldo médio de disponibilidades, decorrente da monetização parcial da carteira de participações societárias (alienações de investimentos) e pela elevação na taxa SELIC, que remunera as disponibilidades, incluindo efeito de derivativos de taxa de juros.

Ativos

O ativo do Sistema BNDES totalizou R$ 737,2 bilhões em 31 de dezembro de 2021, uma redução de 5,3% em relação a 31 de dezembro de 2020, decorrente, principalmente, das liquidações antecipadas de R$ 63,0 bilhões ao Tesouro Nacional.

Carteira

A carteira de crédito e repasses, líquida de provisão, totalizou R$ 439,5 bilhões, representando 59,6% dos ativos totais em 31 de dezembro de 2021 e manteve-se no mesmo patamar de 2020 (decréscimo de 1,7%). O efeito da apropriação de variação cambial e juros foi compensado pelo retorno líquido da carteira no ano. Os desembolsos totais, incluindo debêntures, outros ativos de crédito, operações de renda variável e não reembolsáveis, somaram R$ 64,3 bilhões em 2021.

Inadimplência

A inadimplência (+ 90 dias), se manteve baixa, 0,19% em 31 de dezembro de 2021, inferior à inadimplência do Sistema Financeiro Nacional (2,30% na mesma data). A boa qualidade da carteira de crédito e repasses foi mantida, uma vez que 91,3% das operações estavam classificadas nos mais baixos níveis de risco (entre AA e C) em 31 de dezembro de 2021. Esse percentual foi ligeiramente inferior ao registrado pelo Sistema Financeiro Nacional, de 91,9% em 30 de setembro de 2021 (última informação disponível).
 
A carteira de participações societárias totalizou R$ 66,6 bilhões em 31 de dezembro de 2021. A posição representa um decréscimo de 14,5% em relação a 31 de dezembro de 2020, em função das alienações de ações ocorridas ao longo de 2021 (R$ 16,4 bilhões). A carteira de participações societárias (avaliação gerencial) a valor justo em 31 de dezembro de 2021 era de R$ 77,9 bilhões.

Fontes de recursos

Em 31 de dezembro de 2021, FAT e Tesouro Nacional representavam 51,9% e 18,6%, respectivamente, das fontes de recursos do BNDES.
 
O valor devido pelo BNDES ao Tesouro Nacional totalizou R$ 124,4 bilhões em 31 de dezembro de 2021, representando uma redução de 36,3% em relação à posição em 31 de dezembro de 2020. O decréscimo decorreu de liquidações antecipadas, no montante de R$ 63 bilhões, além de pagamentos ordinários de R$ 12,8 bilhões.
 
O FAT se manteve como principal credor do BNDES. Em 2021, ingressaram R$ 22,2 bilhões de recursos, sendo o saldo do fundo com o Banco de R$ 347,4 bilhões em 31 de dezembro de 2021. 

Patrimônio líquido

O patrimônio líquido atingiu R$ 127,0 bilhões em 31 de dezembro de 2021, aumento de 12,4% em relação ao saldo em 31 de dezembro de 2020. O lucro líquido de R$ 34,1 bilhões foi atenuado pelo ajuste de avaliação patrimonial negativo, líquido de tributos, de R$ 11,4 bilhões, além do pagamento de dividendos/JCP intermediários de R$ 8,7 bilhões.

Sobre o BNDES

Fundado em 1952 e atualmente vinculado ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira. Suas ações têm foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. O Banco oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, além de linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. Em situações de crise, o Banco atua de forma anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economia.
Informações: BNDES
Post: G. Gomes
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