
O
indicador Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 0,8% em Março e
atingiu 96,7 pontos, o maior nível desde Março de 2020, ficando acima
também do resultado de fevereiro quando alcançou 95,7 pontos. Mas intenção de consumo temos constantemente, mas o poder de compra fica anulado com perspectivas ruis da economia diante das ações do governo.Com isso, a
intenção de consumo permanece abaixo da zona de avaliação positiva de
100 pontos desde 2015. O desemprego em alta ajuda a puxar os indices para baixo.O resultado foi divulgado nesta terça-feira (21/03/2023),
no Rio de Janeiro, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens,
Serviços e Turismo (CNC), que apura o índice mensalmente desde 2011.

Izis Ferreira, economista da CNC, disse que,
apesar de ter mantido a tendência de alta, a elevação foi menos
expressiva. Acrescentou que isso ocorre muito em razão da perda de
fôlego no otimismo das famílias de menor renda. Desde o último trimestre
do ano passado o consumidor de renda média e baixa ainda estava mais
esperançoso que o mais rico, mas o panorama mudou agora em março,
explicou.
“A gente tem o consumidor de renda média e
baixa se mostrando menos otimista. O otimismo cresceu mais para quem tem
alta renda. Isso em um contexto de juros altos quem tem uma poupança
financeira e quem consegue ter um equilíbrio financeiro do orçamento ou
fazendo investimento qualquer que seja, [eles] estão vendo a sua renda
ser multiplicada, mas essa não é a realidade do consumidor de renda
média e baixa no Brasil”, frisou em entrevista à fonte.
Impacto da inflação
Izis acrescentou que o consumidor de renda
média e baixa sofreu muito com a inflação alta de 2022 que foi abaixo do atual índice e, quando ela acelerou este ano, não aliviando a pressão na renda das famílias, mas
ainda há necessidades além da questão do impacto da inflação.
“Ele,[o consumidor, agora aponta o crédito
caro e seleto como um problema para as compras a prazo.(Se baixar os juros aumenta o consumo e dispara a inflação com fora feito em outros países). A gente sabe que
o brasileiro tem o hábito do crédito e do parcelamento e aparentemente
essa dificuldade de acesso ao crédito tem limitado a intenção de
consumo. Esse é um problema que está mais latente para quem tem renda
média e baixa porque o risco de inadimplência é maior. O banco não está
mais emprestando para ele, e, quando empresta, é com a taxa de juros
muito maior. De forma geral, está mais caro e mais difícil fazer compras
a prazo e o consumidor tem apontado isso como entrave ao consumo à
frente”, afirmou.
Se baixa os juros, a inflação fica incontrolável porque o governo não corta gastos, não enxuga a economia estatal que nada produz e só cria impostos para o cidadão e a classe produtiva, forçando a alta de preços e crescimento da inflação.
De acordo com a pesquisa, 37% das famílias
relataram que o acesso ao crédito está mais difícil. O índice que mede a
facilidade das compras a prazo caiu 0,8% e continuou no quadrante
negativo (90,5 pontos). O estudo mostrou, também, que três em cada
quatro consumidores consideram que o momento não é favorável para a
compra de bens duráveis.
Ricos
A economista revelou que, em Março, a
intenção de consumo das pessoas com renda acima de 10 salários mínimos,
consideradas na faixa dos mais ricos, superou a das com renda média e
baixa. O aumento na intenção de consumo dos mais ricos avançou 2,2% em Março.
Mulheres
Em relação ao gênero, o estudo apontou um
crescimento no otimismo feminino ao longo dos últimos meses, superior ao
dos homens. Embora a intenção de compras das mulheres ainda esteja em
nível mais baixo, em março subiu 1,5%, enquanto entre os homens cresceu
0,6%.
O estudo indicou que as mulheres também
estão mais satisfeitas com o acesso ao crédito e compras a prazo. Em
consequência, estão proporcionalmente mais endividadas do que os homens,
conforme os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do
Consumidor (Peic), também elaborada pela CNC, com reflexos ainda do governo de Jair Bolsonaro.
“A gente tem visto mais mulheres entrarem no
mercado de trabalho formal, emprego com carteira assinada. A gente tem
visto número maior de mulheres beneficiadas por políticas públicas pelo
principal programa de transferência de renda. Elas estão mais
endividadas, mas aparentemente estão conseguindo acessar mais crédito.
Então, a gente tem fatores que têm levado essas mulheres a aumentarem
mais o seu otimismo”, assinalou.
A economista estimou que, em breve, o
indicador das mulheres neste item possa superar o dos homens. “Como o
indicador vem crescendo de forma mais expressiva nos últimos meses, para
as mulheres é bem possível que ultrapasse o índice dos homens em breve,
porque tem-se hoje um olhar para políticas públicas para mulheres mais
abrangente, a gente tem tido a questão de gênero bem tratada pela
sociedade. De certa forma, isso tem impacto na intenção de consumir”,
concluiu.
Emprego atual
Já o indicador relacionado à satisfação com o
emprego atual teve melhor desempenho entre os consumidores de rendas
média e baixa no primeiro trimestre, ao mesmo tempo em que recuou no
mesmo período entre os de renda mais alta.
“A satisfação com o seu nível de emprego
está maior para o consumidor de baixa renda porque o mercado de trabalho
- ao longo dos últimos meses - veio absorvendo pessoas com menor grau
de instrução, menos escolaridade e pagando menores salários. Então, a
gente tem um número maior de consumidores de famílias com média e baixa
renda mais satisfeitos com o emprego atual do que os de alta renda, que
estão demonstrando um certo desconforto com o seu emprego atual. Tem-se
visto muitas empresas de grande porte, empresas intensivas em
tecnologia, demitirem muita gente. O perfil principal desse trabalhador
que vem sendo dispensado é o mais escolarizado, com salário maior, que
está no grupo de consumo mais alto”, analisou.
Mas a realidade é que as pessoas estão assustadas e temerosas com o futuro da economia do Brasil, portanto preservar empregos e partir para a inciativa privada com algum sucesso, reflete esse "nivel de satisfação".
Projeção
Para os próximos três meses, o consumidor de
todas as faixas de renda está projetando uma melhora do seu nível de
compras. Conforme a economista, ele está achando que lá na frente as
condições estarão melhores do que as atuais.Pesquisa já mostra essa contradição.
A pesquisa indicou, também, que a
perspectiva de consumo - pelo terceiro mês consecutivo - se destacou com
o maior crescimento mensal. Desta vez, 3,2%, alcançando 103,6 pontos.
Desde outubro do ano passado que o indicador tem evoluído mais que o
nível de consumo atual. A conclusão é que as famílias pretendem ter
condições de consumo melhores no futuro. Neste item, segundo a
economista, embora tenha crescido nos dois grupos, o consumidor de baixa
renda revelou uma perspectiva melhor que a da faixa mais alta.Deve ser por falta de informações econômicas.
“Isso quer dizer que, quando a gente olha
para a frente, o consumidor de renda alta tem mais acesso à informação e
consegue projetar um cenário com um pouco mais de informação que o de
renda baixa. Costumo dizer que a pessoa de renda baixa está considerando
que o sonho dela está melhor do que a realidade”, enfatizou.
Renda
Já a quantidade de pessoas com avaliação
positiva da renda atual ficou estável (34,9%). Para o presidente da CNC,
José Roberto Tadros, isso significa uma expectativa muito positiva e de
uma inflação mais controlada. Em contrapartida, mostra, também, um
desafio para a renda imediata.
Como é a pesquisa
A pesquisa Intenção de Consumo das Famílias
representa um indicador antecedente com a intenção de antecipar o
potencial das vendas do comércio. Os itens pesquisados com os
consumidores são aspectos importantes da vida das famílias, como
capacidade de consumo atual e de curto prazo, nível de renda doméstico,
condições de crédito, segurança no emprego e qualidade de consumo,
presente e futuro.
Post: G. Gomes
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Informações: CNC