DELJIPA

DELJIPA | Informações e Notícias | Ano XI

Search

06 fevereiro, 2017

Censo do Iperon exige comprovante autenticado em Cartório dos Aposentados

Os beneficiários do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia (Iperon), pensionistas e aposentados que optarem por fazer o recadastramento online terão que encaminhar ao Instituto um documento para a finalização da regularização pelo sistema, que é a Declaração de Vida e Residência, que serve para provar junto à Previdência que o aposentado está vivo.

Há casos em que os familiares acabam deixando de informar ao Instituto o falecimento do beneficiário e os proventos continuam sendo destinados à conta dele mensalmente”, disse a diretora de Previdência do Instituto, Universa Lagos.

No site do Iperon http://www.rondonia.ro.gov.br/iperon/, no mesmo link do censo estão disponibilizados dois modelos de Declaração, uma para o próprio beneficiário e outra para o representante legal, em caso de tutela, curatela ou guarda judicial. Neste caso o termo deverá ser anexado à Declaração. Em ambos os casos, a assinatura do beneficiário e do representante deverá ser reconhecida por autenticidade em Cartório.

O reconhecimento de firma por autenticidade comprova que o interessado esteve pessoalmente no Cartório, e certifica que o mesmo está vivo, ao contrário do reconhecimento de firma por semelhança, que pode ser feito por terceiros, sem a presença do interessado.


ALUGUEL
Beneficiários da Previdência que não possuem comprovante de endereço no próprio nome, também precisam comprovar residência. Neste caso, o proprietário do imóvel terá que fazer uma declaração com firma reconhecida por autenticidade, confirmando a moradia do beneficiário. Quando o pensionista ou aposentado morar com um parente, como pais, filhos ou irmãos, basta comprovar a afinidade, por meio de documentos de identidade.

Neste mês estão sendo convocados para o recadastramento os aposentados e pensionistas nascidos em Fevereiro. O sistema também está recebendo a regularização de informações dos beneficiários nascidos em Janeiro e que deixaram de se cadastrar.

Rosa Alves Chaves, aposentada do Instituto e que faz aniversário em Fevereiro, disse que assim que soube do recadastramento procurou logo o órgão para não correr o risco de deixar para a última hora.


Acesse o site do Iperon nesse Link:CLICANDO AQUI


Post: G. Gomes
Fonte: Iperon
Capa: http://encurtador.com.br/zEY06
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!

Top Comentários