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24 novembro, 2020

Energia elétrica é completamente restabelecida no Estado no Amapá.

 
(Foto: Ministério de Minas e Energia)
Na madrugada desta terça-feira dia 24 de Novembro de 2020, às 3 horas e 30 min, foi energizado o segundo transformador na subestação Macapá, sendo possível restabelecer completamente o fornecimento de energia elétrica no Estado do Amapá.

A energização de mais um transformador na subestação Macapá, transportado de Laranjal do Jari, integra um conjunto de ações coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, no âmbito do Gabinete de Gestão de Crise.

O sistema elétrico do Amapá conta agora com o suprimento a partir de dois transformadores na subestação Macapá (que conecta o estado ao Sistema Interligado Nacional), da geração da usina hidrelétrica Coaracy Nunes e da geração térmica local instalada nesta semana.

O Ministério de Minas e Energia continuará coordenando as ações para aumentar ainda mais a confiabilidade no atendimento à população do Amapá.


Informações: Ministério de Minas e Energia
Post: G. Gomes
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23 novembro, 2020

Dieese diz: Maioria dos reajustes até outubro teve ganhos reais.


A maioria dos reajustes salariais no país, considerando o período do início do ano até outubro, resultou em ganhos reais para os trabalhadores (acima da inflação). Em 41% das negociações houve reajustes superiores ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Os dados, divulgados hoje (24), são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Segundo o levantamento, 18,3% dos reajustes trouxeram ganhos de até 0,5%; 12,8% tiveram ganhos entre 0,51% e 1%; 6,6%, ganhos de 1,1% a 2%; e 3,3% ganho real acima de 3%. Os reajustes iguais ao INPC foram observados em 31% das negociações; e em 28% ficaram abaixo da inflação medida pelo índice.
Outubro

No décimo mês do ano, 48,3% dos reajustes salariais analisados na data-base de outubro ficaram abaixo do INPC. O percentual de reajustes iguais à inflação atingiu o patamar de 20,7%; e 31% das negociações no mês trouxeram aumentos reais.

Em outubro, ante uma inflação de 3,89% nos 12 meses anteriores (INPC), o percentual de reajustes iguais a 0%, ou seja, a manutenção do salário sem acréscimo nenhum atingiu o patamar de 12,1% das negociações. É a terceira maior incidência no ano, atrás somente de maio (16,4%) e julho (12,6%).

Este ano, 676 negociações não tiveram reajustes, o que representam cerca de 9% do total. Para comparação, em 2019 foram observadas 39 negociações sem reajustes salariais, o que corresponde a 0,3% do total analisado no ano.

Informações: Dieese
Via: ebc
Post: G. Gomes
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Publicadas novas regras para fortalecer a inclusão de indígenas na rede socioassistencial do Governo!

 
( Foto: João Claudio Moreira/Funai)
Novas regras para fortalecer a inclusão de famílias pertencentes a povos indígenas nos serviços e benefícios ofertados pela Rede Socioassistencial foram publicadas, nesta segunda-feira dia 23 de Novembro de 2020, no Diário Oficial da União. A medida, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), tem como principal objetivo melhorar o atendimento às comunidades indígenas, em especial neste momento de distanciamento social.

A Política Nacional de Assistência Social é dirigida a todas as famílias e cidadãos em situação de vulnerabilidade. Neste segmento, estão incluídas as comunidades indígenas, povos tradicionais, moradores em zona urbana e rural de todos os municípios brasileiros”, explica a diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério da Cidadania, Tânia Garib.

A resolução determina, por exemplo, que o atendimento e a inclusão das famílias indígenas nos serviços e benefícios oferecidos pela Rede Socioassistencial devem observar o direito à autodeterminação e as características desses povos.

Também reconhece e assegura o direito das famílias pertencentes a povos indígenas a esclarecimento e informação detalhada em linguagem acessível, se necessário na própria língua indígena, quanto aos serviços e benefícios ofertados pela Rede Socioassistencial. 
 
Aspectos culturais no atendimento 
A resolução coloca os aspectos culturais desse atendimento, que deve ser respeitada a vontade do indígena, que devem ter equipes que possam orientá-los para a solicitação de todas as ofertas da Política Nacional de Assistência Social, seja ela fazer parte do Cadastro Único, solicitar o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada e benefícios eventuais”, destaca Tânia Garib.

De acordo com a resolução, a Fundação Nacional do Índio (Funai) poderá prestar apoio para fazer esclarecimentos prévios junto às famílias indígenas que manifestem interesse em acessar serviços e benefícios ofertados pela Rede Socioassistencial.

O documento também determina que, preferencialmente, os órgãos gestores, ao ofertar os benefícios pela Rede Socioassistencial nas comunidades indígenas, devem indicar servidores, trabalhadores e colaboradores que possuam conhecimento prévio sobre a cultura e língua do povo indígena ou demonstrem afinidade com o assunto.

Informações:  Ministério da Cidadania
Via: ebc
Post: ebc
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Boletim Diário Nº 249 sobre Covid-19 em Rondônia de 23 de Novembro de 2020.

 
O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga os dados referentes ao coronavírus (Covid-19) no Estado.

Nesta segunda-feira dia 23 de Novembro de 2020 foram consolidados os seguintes resultados para Covid
  • Casos confirmados – 77.615
  • Casos ativos – 7.315 (9,42%)
  • Pacientes recuperados – 68.778 (88,61%)
  • Óbitos – 1.522 (1,97%)
  • Pacientes internados na Rede Estadual de Saúde – 167
  • Pacientes internados na Rede Filantrópica – 2
  • Pacientes internados na Rede Privada – 60
  • Pacientes internados na Rede Municipal de Saúde – 24
  • Total de pacientes internados – 253
  • Testes Realizados – 249.720
  • Aguardando resultados do Lacen – 736
No Estado, os números de casos confirmados, recuperados e de óbitos, desde o primeiro registro em 21 de março até hoje (23 de novembro), por Covid-19 são:
TOTAL DE CASOS EM RONDÔNIA – 23/11/2020
MUNICÍPIOS CASOS CONFIRMADOS RECUPERADOS ÓBITOS
Porto Velho 36.478 29.478 801
Ariquemes 6.194 5.953 105
Vilhena 4.167 4.067 68
Ji-Paraná 3.796 3.628 89
Guajará-Mirim 3.102 2.997 91
Cacoal 2.760 2.674 37
Jaru 2.112 1.960 29
Rolim de Moura 1.845 1.791 23
Machadinho D’Oeste 1.617 1.565 10
Candeias do Jamari 1.616 1.487 32
Nova Mamoré 1.254 1.187 9
Ouro Preto do Oeste 1.170 999 29
Alta Floresta D’Oeste 943 912 13
São Miguel do Guaporé 926 898 17
Buritis 838 805 11
Chupinguaia 795 786 7
Pimenta Bueno 718 700 13
Espigão D’Oeste 624 609 12
Presidente Médici 591 552 12
Cujubim 517 463 8
Alto Paraíso 394 372 8
Itapuã do Oeste 384 358 8
Nova Brasilândia D’Oeste 353 343 4
Costa Marques 341 334 7
São Francisco do Guaporé 338 321 4
Monte Negro 294 289 4
Cerejeiras 277 270 6
Colorado do Oeste 266 240 4
Alto Alegre dos Parecis 221 205 9
Nova União 211 199 2
Pimenteiras do Oeste 207 201 6
Urupá 205 197 3
Campo Novo de Rondônia 186 172 6
Vale do Anari 163 152 1
Alvorada D’Oeste 161 149 7
Santa Luzia D’Oeste 160 156 1
Cabixi 141 130 5
Seringueiras 137 137 0
Rio Crespo 130 128 0
Mirante da Serra 128 119 3
Theobroma 119 118 1
Governador Jorge Teixeira 118 109 2
Vale do Paraíso 97 82 2
Castanheiras 89 82 3
Cacaulândia 86 84 0
São Felipe D’Oeste 82 80 1
Novo Horizonte do Oeste 70 69 1
Teixeirópolis 54 46 1
Corumbiara 48 45 3
Ministro Andreazza 40 34 1
Parecis 28 25 1
Primavera de Rondônia 24 21 2
Total geral 77.615 68.778 1.522

CASOS REGISTRADOS  NAS ÚLTIMAS 24 HORAS EM RONDÔNIA

MUNICÍPIOS CASOS CONFIRMADOS ÓBITOS
Porto Velho 160 0
Ariquemes 0 1
Vilhena 1 0
Ji-Paraná 3 0
Guajará-Mirim 2 0
Cacoal 11 0
Jaru 23 0
Rolim de Moura 2 0
Machadinho D’Oeste 0 0
Candeias do Jamari 5 0
Nova Mamoré 2 0
Ouro Preto do Oeste 19 2
Alta Floresta D’Oeste 5 0
São Miguel do Guaporé 0 1
Buritis 0 0
Chupinguaia 0 0
Pimenta Bueno 0 0
Espigão D’Oeste 1 0
Presidente Médici 2 0
Cujubim 10 0
Alto Paraíso 4 0
Itapuã do Oeste 2 0
Nova Brasilândia D’Oeste 2 0
Costa Marques 0 0
São Francisco do Guaporé 0 0
Monte Negro 0 0
Cerejeiras 0 0
Colorado do Oeste 2 0
Alto Alegre dos Parecis 3 0
Nova União 1 0
Pimenteiras do Oeste 0 0
Urupá 0 0
Campo Novo de Rondônia 3 0
Vale do Anari 1 0
Alvorada D’Oeste 0 0
Santa Luzia D’Oeste 0 0
Cabixi 0 0
Seringueiras 0 0
Rio Crespo 0 0
Mirante da Serra 0 0
Theobroma 1 0
Governador Jorge Teixeira 0 0
Vale do Paraíso 0 0
Castanheiras 0 0
Cacaulândia 0 0
São Felipe D’Oeste 0 0
Novo Horizonte do Oeste 0 0
Teixeirópolis 0 0
Corumbiara 0 0
Ministro Andreazza 0 0
Parecis 1 0
Primavera de Rondônia 1 0
Total geral 267 4

Hoje  dia 23 de Novembro de 2020 foram registrados quatro óbitos por Covid-19 em Rondônia, sendo:
  •  02 em Ouro Preto do Oeste, sendo um homem de 57 anos e uma mulher de 83 anos de idade.
  • 01 mulher de 81 anos de Ariquemes
  • 01 homem de 56 anos de idade do município de São Miguel do Guaporé.

OBSERVAÇÕES

A Agevisa reforça ainda que os dados são analisados diariamente pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), que acompanha também a investigação epidemiológica feita pelas equipes de saúde nos municípios, para checagem de dados.

Para informações detalhadas e relatórios na íntegra, acesse o Portal Coronavírus em Rondônia, através do endereço: coronavirus.ro.gov.br.

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Leia Mais:
Informações: Agevisa
Post: G. Gomes
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População pode renegociar dívidas por meio do Consumidor.gov até o dia 29 de Novembro.

 
 Foto: Banco de imagens
Mais uma alternativa para renegociar e parcelar dívidas com instituições financeiras. É o que a plataforma Consumidor.gov.br oferece aos cidadãos até o fim deste mês. Os devedores poderão solicitar a renegociação até o dia 29 de novembro. Em razão da Covid-19, os pedidos serão feitos na modalidade virtual.

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor entende que, nesse momento difícil para muitos brasileiros, em virtude do coronavírus, a estratégia de renegociação de dívidas poderá constituir uma iniciativa muito importante para a redução do endividamento do consumidor brasileiro”, afirma o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), Pedro Aurélio da Silva. A Senacon é vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A ação faz parte da 7ª Semana Nacional de Educação Financeira, iniciada nesta segunda-feira dia 23 de Novembro de 2020, para conscientizar os cidadãos sobre a importância do planejamento financeiro para se ter uma relação equilibrada com o dinheiro, as finanças e o consumo.

Quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, ele consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. Um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, um importante pilar da educação financeira. E todos saem ganhando já que o cidadão financeiramente educado contribui para o bem-estar coletivo, seja porque essa qualificação resulta em um sistema financeiro mais sólido e eficiente, seja porque cada pessoa tem melhores condições para lidar com emergências em momentos difíceis da vida”, explica Pedro Aurélio.
 
Como aderir à renegociação
Para solicitar a renegociação de dívidas é preciso acessar o Consumidor.gov.br e fazer o cadastro, no caso de quem não tem um.

O próximo passo é selecionar uma instituição financeira para formalizar o pedido. Ao preencher a solicitação, é importante selecionar no campo “Problema” a opção “Renegociação/parcelamento de dívida".

Já no campo “Descrição da Reclamação”, o consumidor deve informar que deseja participar da ação de renegociação de débitos.

A instituição financeira tem até 10 dias para apresentar uma resposta. O devedor terá até 20 dias para avaliar se o atendimento prestado foi satisfatório.

Ao longo desse período, é possível interagir com a empresa, anexar documentos, tirar dúvidas e até complementar a reclamação, caso necessário.
 
Consumidor.gov
A plataforma é um serviço público que possibilita a resolução de problemas diretamente entre o consumidor e a empresa, pela internet, de forma simples, sem a necessidade da instauração de processo administrativo ou judicial.

As empresas interessadas aderem voluntariamente ao Consumidor.gov.br. Atualmente, estão cadastradas empresas de setores como operadoras de telefonia, de internet, transporte aéreo, comércio eletrônico, vestuário, água e energia.

A plataforma é mais uma alternativa para ampliar o atendimento à população, não substituindo o serviço prestado pelos órgãos de defesa do consumidor, que continuam atendendo por meio dos canais tradicionais.
 
Ações de educação financeira
Ao longo da 7ª Semana Nacional de Educação Financeira, de 23 a 29 de novembro, será possível acompanhar palestras e eventos on-line sobre educação financeira com representantes do Governo Federal.

Na plataforma Consumidor.gov.br estarão disponíveis, gratuitamente, materiais sobre educação financeira, previdenciária e fiscal para conscientização e prevenção do endividamento.

Acesse o Consumidor.gov.br

Informações: Governo Federal
Post: G. Gomes
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