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09 março, 2021

Lançada campanha que valoriza força produtiva feminina no mercado de trabalho.

 
Foto: Banco de imagens
Neste Dia Internacional da Mulher, 8 de março, foi lançada a campanha “A força da mulher brasileira impulsionando o país” com o objetivo de reforçar o respeito, a valorização e estimular a força produtiva feminina no mercado de trabalho. A iniciativa é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Também foi assinado um acordo de cooperação técnica entre os ministérios da Cidadania e o da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para estabelecer parcerias e contribuir com a inclusão social e produtiva das mulheres. O acordo quer garantir a autonomia socioeconômica das mulheres em situação de vulnerabilidade no âmbito do projeto-piloto do Qualifica Mulher e do Plano Progredir.

Já nos antecipando, nesse pós-crise nós vamos estar trabalhando na inclusão produtiva da mulher, o empreendedorismo, a qualificação da mulher para o trabalho”, ressaltou a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

O Qualifica Mulher foi criado para estimular a autonomia econômica e independência das mulheres. Com essa ação, cerca de R$ 19 milhões foram empregados em cursos profissionalizantes para mais de 25,7 mil mulheres no ano passado.

O Plano Progredir reúne ações do Governo Federal para gerar emprego e renda e promover a autonomia das pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
 
Campanha
A força produtiva das mulheres é o pilar da campanha “A força da mulher brasileira impulsionando o país”. O vídeo da campanha afirma que as mulheres são maioria nos setores mais afetados pela Covid-19, o que reforça a importância delas nesse momento, seja no trabalho, no lar ou na política.

De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a campanha ressalta que o Brasil acredita no potencial das mulheres, na força produtiva delas e o objetivo é oferecer condições para que elas possam transformar esta crise em oportunidade.

Veja o vídeo da campanha

Informações: MMFDH 
Post: G. Gomes 
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Realidade: Banda larga fixa é o serviço de telecomunicações com pior avaliação.

 
A banda larga fixa foi o serviço de telecomunicações mais mal avaliado por usuários em 2020. De acordo com a pesquisa de percepção da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em uma escala de satisfação de 0 a 10 a conexão fixa à Internet ficou com 6,51.

Entre os serviços, a telefonia pós-paga foi a mais bem avaliada pelo quarto ano consecutivo, com nota de 7,49. A telefonia pré-paga foi a 2ª mais bem analisada, com 7,45, seguida da telefonia fixa, com 7,36, e TV por assinatura, com 7,17.

Desde que o estudo começou a ser realizado, em 2015, apenas a banda larga fixa teve queda nas avaliações. Naquele ano a nota havia sido 6,58. Todos os demais tiveram desempenhos melhores nos últimos anos.

A pesquisa da Anatel avaliou a satisfação geral dos cidadãos e outros indicadores, como canais de atendimento, oferta e contratação, o funcionamento do serviço e os sistemas de atendimento telefônico para demandas e queixas.

Quanto aos indicadores específicos da banda larga fixa, os de maiores notas foram cobrança e recarga (7,23), reparo e instalação (7,10) e oferta e canais de atendimento (6,82). Já os piores aspectos dos serviços foram capacidade de resolução (6,06), atendimento telefônico (6,16) e funcionamento (6,45).

Em cinco dos indicadores, houve queda em relação a 2019: atendimento telefônico, canais de atendimento, capacidade de resolução, funcionamento e reparo e instalação. Segundo os responsáveis pelo estudo, o contexto da pandemia foi sentido pelos usuários.

Entre as operadoras que ofertam serviço de banda larga, as com melhores notas foram a UNIFIQUE (Santa Catarina), ALGAR (Goiás e Minas Gerais) e BRISANET (com atuação em estados do Nordeste como Ceará e Paraíba). As com pior resultado foram Hughes (atuação nacional), Oi (atuação nacional) e Claro/NET (atuação nacional).
Satisfação Geral por prestadora – Média Brasil 2020. - Reprodução/Anatel
O superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Gustavo Santana Borges, aponta que este contexto ampliou a exigência das pessoas em relação aos serviços, o que se refletiu tanto na avaliação quanto nas reclamações.

A partir de março tivemos pandemia, onde todas as pessoas passam a trabalhar de casa, estudar. Os picos antes eram noturnos, associados aos vídeos sob demanda. E o que se percebeu foi que aumentaram os picos 50% acima do volume de tráfego de antes, mas de manhã, à tarde e à noite. Muitas vezes você tem duas, três conexões simultâneas em casa”, disse

O gerente de interações institucionais, satisfação e educação para o consumo da Anatel, Fábio Koleski, declarou que o funcionamento do serviço em si não foi um problema, mesmo com este incremento de demanda durante a pandemia. Contudo, ele destacou que ainda há deficiência na forma como as operadoras de telecomunicações fornecem informações aos clientes.

Ainda não existe pelas prestadoras uma clareza de o que o consumidor consegue com a aquela velocidade que ele contrata, como que ele deve ser orientado a usar uma conexão doméstica. Toda uma parte de transparência na oferta da banda larga, nos aspectos técnicos que a gente sente que precisa melhorar muito”, acrescentou Koleski.

Celular e TV por assinatura
No celular pós-pago, as melhores avaliações foram cobrança e recarga (7,69), funcionamento (7,61) e oferta e contratação (7,44). Já os itens mais questionados foram capacidade de resolução (6,28), canais de atendimento (6,31) e atendimento telefônico (6,37).

Já na TV por assinatura, as atividades mais valorizadas pelos consumidores foram funcionamento (8,39), reparo e instalação (7,71) e cobrança e recarga (7,37). Os alvos das maiores queixas foram atendimento telefônico (6,39), capacidade de resolução (6,50) e canais de atendimento (7,04).

Informações: Anatel
Post: G. Gomes
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Polícia Federal investiga contratação de varredores de rua fantasmas no Sul.

 
A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Eleitoral do Rio Grande (MPRS) desenvolvem hoje dia 09 de Março de 2021 a Operação Gaspar. Ela investiga a suposta prática de crimes eleitorais e de desvio de recursos públicos na campanha eleitoral municipal de 2020.

Segundo a PF,  a ação investiga um suposto esquema de desvio de recursos públicos em contrato para limpeza urbana, firmado entre a prefeitura de Uruguaiana (RS) e uma empresa de Santa Catarina, que presta serviços desde 2017 ao município.

Pouco antes das eleições, a empresa contratou varredores de ruas fantasmas, alguns residentes em Santa Catarina, parentes dos próprios empresários investigados, havendo indícios de desvio de parte desses valores para a campanha eleitoral.

O inquérito policial apura crimes de licitação, omissão em prestação de contas eleitorais e apropriação de bens públicos. As pessoas que figuram como investigadas são agentes públicos e empresários.
 
Em Uruguaiana
Na ação desta terça-feira, 50 policiais federais e dez membros e servidores do Ministério Público Estadual cumprem 12 mandados de busca e apreensão em Uruguaiana, deferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).

Com base no compartilhamento de prova colhida durante a investigação da Operação Pombo de Ouro, em Santa Catarina, o Ministério Público Eleitoral do Rio Grande do Sul representou pela cassação dos mandatos dos agentes públicos investigados. O MPRS também instaurou inquérito civil para investigar possíveis atos de improbidade administrativa cometidos por empresários e agentes públicos”, informou a Polícia Federal.

A operação foi batizada de Gaspar em alusão ao personagem de desenho infantil Gasparzinho, conhecido pelas crianças como o fantasminha camarada, considerando que a forma de desvio de recursos teria decorrido da contratação de funcionários fantasmas.

Informações: Polícia Federal
Post: G. Gomes
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Petrobras eleva novamente os preços de gasolina e diesel sobem hoje nas refinarias.

 
Os preços da gasolina e do óleo diesel ficam mais caros a partir de hoje dia 09 de Março de 2021 para as distribuidoras que forem comprar os combustíveis nas refinarias da Petrobras. A gasolina ficou 8,8% mais cara, ou seja, o preço do litro subiu R$ 0,23 e passou a custar R$ 2,84.

Já o preço do litro do óleo diesel subiu 5,5%, ou R$ 0,15, e passou a custar R$ 2,86, de acordo com informações divulgadas nessa segunda-feira (8) pela Petrobras. 

A estatal lembra que o preço da gasolina e do diesel vendidos nos postos para o consumidor final é diferente daquele cobrado nas refinarias. O preço final inclui tributos, custos para aquisição, mistura obrigatória de biocombustíveis e margem de lucro das distribuidoras e dos postos de combustível.

Os valores cobrados nas refinarias dependem dos preços e oferta no mercado internacional e da taxa de câmbio.

Informações: Petrobras
Post: G. Gomes
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Ação de combate à violência contra a mulher prendeu mais de 10 mil pessoas em todo Brasil.

 
 Foto: MJSP
A Operação Resguardo, de combate a crimes de violência contra a mulher em todo o país, prendeu mais de 10,2 mil pessoas, decorrentes de flagrantes e mandados de prisão expedidos pela Justiça. Também foram apreendidas 1.356 armas e apuradas cerca de 51 mil denúncias. 
 
Mais de 188 mil vítimas também foram atendidas desde o início da ação, em 1º de janeiro deste ano. Os dados da operação foram divulgados nesta segunda-feira (8), no mesmo dia em que se encerraram os trabalhos.

É a maior operação já realizada com foco no combate ao crime de violência contra a mulher”, afirmou o chefe de gabinete do ministro da Justiça e Segurança Pública, Rodrigo Hauer.

A Operação Resguardo, coordenada pela Secretaria de Operações Integradas, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em conjunto com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, contou com a atuação das Polícias Civis de todos os estados e do Distrito Federal. Cerca de 12 mil policiais participaram.

O Dr. Rodrigo disse que essa operação é a maior do Brasil. Eu ouso dizer que é a maior do mundo. Nós estamos procurando se algum outro país no mundo fez uma operação tão grandiosa”, destacou a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.
 
Operação
Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Resguardo foi promovida em função do aumento significativo dos casos de violência doméstica em 2020 contra mulheres e também contra idosos. Mas, esta ação, teve como foco as mulheres de todos os estados brasileiros. Todas as secretarias de Segurança Pública do país aderiram à ação, por meio das Polícias Civis.

Alguns estados colocaram mais de 100 unidades policiais e mais de 300 homens e mulheres à disposição da operação.

As denúncias eram recebidas por meio dos canais municipais, estaduais e federais, o Disque 100 e o Ligue 180.

Informações: MJSP
Post: G. Gomes
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