
O
novo Plano Nacional de Logística 2035 traça uma visão estratégica da
rede de transporte no futuro e, pela primeira vez, integra todos os
modos de transporte. O plano foi apresentado nesta sexta-feira dia 03 de Dezembro de 2021
pelo Ministério da Infraestrutura e a Empresa de Planejamento e
Logística (EPL). Um dos principais objetivos do PNL 2035 é a
transformação da matriz de transporte do Brasil para torná-la mais
racional e sustentável.
No planejamento, foram elaborados nove
cenários futuros que indicam necessidades e oportunidades para a
infraestrutura de transportes que possam trazer melhoria de serviços,
aumento da eficiência do transporte de cargas do país e redução de
custos.
O secretário-executivo do Ministério da
Infraestrutura, Marcelo Sampaio, destacou a importância de ter um
planejamento coerente e detalhado para o setor.
“Hoje, o Ministério da Infraestrutura
sabe para onde quer ir, onde quer chegar. Queremos ter uma matriz de
transporte balanceada, com mais de 30% da nossa matriz sendo composta
pelo sistema ferroviário. Nossa expectativa é reduzir em termos de 14%
as emissões de CO2, de gases poluentes. Também queremos ter um
transporte de 9% a 10% mais seguro com os investimentos que vão ser
feitos”, disse Sampaio.
Nas simulações dos cenários futuros
foram levados em conta mais de 2 mil empreendimentos ou ações que foram
mapeados como, por exemplo, contratos de concessões e parcerias
vigentes, obras públicas em andamento e em estudo de viabilidade, novas
ferrovias e todo o conjunto de arrendamentos, desestatizações e
ampliação de capacidade de portos.
Nos cenários de maior oferta de
infraestrutura foram considerados empreendimentos que totalizam até R$
789 bilhões em investimentos públicos e privados até 2035.
Impacto positivo dos investimentos
O relatório executivo do PNL 2035
registra que os investimentos em infraestruturas de transportes em todos
os cenários resultaram em impactos positivos na economia tanto nacional
quanto regional.
“No cenário 1, que apresenta
investimentos mais conservadores em infraestruturas de transportes, o
impacto positivo observado no crescimento do PIB nacional foi de 6%. Já
no cenário 6 que apresenta um dos maiores volumes de investimentos em
infraestruturas de transportes, o impacto no crescimento do PIB foi de
11%”, registra o texto.
“O PNL 2035 apresenta nove cenários
futuros configurados por meio da alteração de quatro atributos: a
infraestrutura, a macroeconomia, a legislação e a tecnologia. Em relação
à infraestrutura na simulação dos cenários futuros foram considerados
vários investimentos que totalizam quase R$ 800 bilhões em investimentos
públicos e privados. Esse é o novo marco para construir uma rede
integrada de transportes”, afirmou o diretor-presidente da EPL, Arthur
Lima.
Necessidades identificadas
A análise comparativa entre os cenários indicou algumas necessidades
gerais para o desenvolvimento da rede de transportes brasileira. Uma
delas é a necessidade dos modos de transporte ferroviário e aquaviário
(cabotagem e navegação interior), desenvolverem iniciativas para
modernização das frotas e melhorias operacionais para compensar ou
amenizar a queda de velocidade média proporcionada pela migração da
carga.
Outra é a necessidade dos modos de transporte de grande porte
anteciparem as ampliações de capacidade (principalmente, o ferroviário e
o portuário).
No que diz respeito ao meio de transporte rodoviário, o investimento
na prevenção de acidentes, tendo em vista o desenvolvimento econômico
também é uma das necessidades identificadas pela análise.
Construção participativa
Uma das novidades da construção desse
Plano Nacional de Logística 2035 foi uma maior participação social ao
longo do processo de elaboração, contemplando eventos para coleta de
subsídios como a realização de webinars, reuniões participativas com
atores do setor e consulta pública.
Informações: Governo Federal
Post: G. Gomes
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