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01 fevereiro, 2022

Presidente Bolsonaro inaugurou pedra fundamental de Termelétrica no Rio


O presidente da República, Jair Bolsonaro inaugurou nesta segunda-feira dia 31 de Janeiro de 2022 a pedra fundamental da usina termelétrica Gás Natural Açu (GNA) ll, no Porto do Açu, em São João da Barra, no norte fluminense. A usina tem previsão de início de operação comercial em janeiro de 2025.

Assim como a usina GNA I, que já em funcionamento, o novo projeto também será composto por três turbinas a gás e uma a vapor. O empreendimento, que possui um contrato para fornecer energia por 25 anos, tem capacidade instalada de 1,6 gigawatt (GW).

A usina, segundo o governo federal, será a maior e mais eficiente usina a gás natural do país e vai gerar energia suficiente para abastecer 8 milhões de residências.

Durante a visita ao Rio, também foram anunciadas melhorias no acesso rodoviário ao Açu e a construção de uma ferrovia privada, que vai conectar o Porto do Açu à malha ferroviária nacional. A expectativa é que a obra viabilize a criação de uma nova rota para a exportação da produção agrícola do país e o escoamento de gás natural para o interior. Serão investidos cerca de R$ 6 bilhões nos três empreendimentos que devem gerar mais de 70 mil empregos diretos e indiretos nos próximos cinco anos.

Além do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), também acompanharam o presidente os ministros João Roma (Cidadania) Bento Albuquerque (Minas e Energia), Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) e Flávia Arruda (Secretaria de Governo).


Informações: ebc
Post: G. Gomes
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Educação: Novo ensino médio começa a ser implementado este ano.


O novo ensino médio começa a ser implementado oficialmente este ano nas escolas brasileiras públicas e privadas. Segundo o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Vitor de Angelo, a implementação vai começar pelo primeiro ano do ensino médio, e a primeira mudança nas redes deverá ser a ampliação da carga horária para pelo menos cinco horas diárias.

A reforma também trará desafios, de acordo com Vitor de Angelo, que é secretário de Educação do Espírito Santo. Ele citou, entre esses desafios, a possibilidade de aumento da desigualdade entre regiões, estados e redes de ensino e a necessidade da adequação de avaliações, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

A primeira coisa que deve chegar às escolas, com certeza, é a ampliação da carga horária, porque é uma exigência legal. O que não é exigência legal, mas está atrelado de alguma maneira a isso é a implementação de um currículo novo”, diz Angelo. O Consed representa os secretários estaduais de Educação, responsáveis pela maior parte das matrículas do ensino médio do país. Segundo o último Censo Escolar, de 2021, as redes estaduais concentram cerca de 85% das matrículas. 

O novo ensino médio foi aprovado por lei em 2017, com o objetivo de tornar a etapa mais atrativa e evitar que os estudantes abandonem os estudos. Com o novo modelo, parte das aulas será comum a todos os estudantes do país, direcionada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Na outra parte da formação, os próprios alunos poderão escolher um itinerário para aprofundar o aprendizado. Entre as opções está dar ênfase, por exemplo, às áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ao ensino técnico. A oferta de itinerários vai depender da capacidade das redes de ensino e das escolas.

O cronograma definido pelo Ministério da Educação estabelece que o novo ensino médio comece a ser implementado este ano, de forma progressiva, pelo primeiro ano do ensino médio. Em 2023, a implementação segue, com o primeiro e 2segundo anos e, em 2024, o ciclo de implementação termina, com os três anos do ensino médio. 

Pela lei, para que o novo modelo seja possível, as escolas devem ampliar a carga horária para 1,4 mil horas anuais, o que equivale a 7 horas diárias. Isso deve ocorrer aos poucos. Em 2022, a carga horária deve ser de pelo menos mil horas anuais, ou cinco horas diárias, em todas as escolas de ensino médio do país. Esta será, portanto, a primeira mudança a ser sentida. 

Os estudantes do primeiro ano do ensino médio começarão também a ter contato com novo currículo. Os itinerários, no entanto, deverão começar a ser implementados apenas no ano que vem na maior parte das escolas. 

“Tomando o Espírito Santo como exemplo, o que o aluno capixaba vai encontrar na escola de ensino médio é jornada maior e currículo novo, no que diz respeito à formação geral básica. Disciplinas ou componentes curriculares diferentes, com os quais ele não estava acostumado, como eletivas, projeto de vida, estudo orientado, mas ainda sem segmentar na sua preferência de itinerário. A partir do ano que vem, ele vai encontrar o itinerário de aprofundamento dentro da sua escolha”, explica o secretário. 

Desafios 

A reforma trará também, segundo Angelo, alguns desafios, entre eles a possibilidade de aumento das desigualdades educacionais. “No novo ensino médio, a gente pode ter todas as promessas de itinerários e de escolhas, mas para algumas redes. Outras podem não conseguir”, afirma. “O risco é ter escolas com alguns itinerários e outras não, regiões com alguns itinerários e outras não. Então, pode haver um aprofundamento das desigualdades dentro do país e dos estados, para não falar das redes privada e pública”, acrescenta.

Isso significa que um estudante pode não encontrar em seu município o curso técnico ou a formação que deseja. "São cuidados que precisaremos ter, que não invalidam [o novo ensino médio], mas a gente não pode desconsiderar que isso existe para não achar que tudo são flores, que o novo ensino médio vai mudar tudo, vai trazer itinerários, ensino flexível adaptado aos alunos, que eles vão fazer o que quiser. As nossas escolas são as mesmas e elas têm dificuldades, os professores tiveram formação, mas não viraram a chave e mudaram de uma hora para outra, então é preciso ter cuidado com isso para não se frustrar", diz Angelo. 
Outro desafio é a avaliação dos estudantes. O Enem, por exemplo, precisará ser reformulado para avaliar o novo currículo. “O exame precisa estar alinhado com o novo ensino médio. 
 
O Enem é uma prova nacional que precisa criar critérios de comparação entre todo e qualquer estudante que está terminando o ensino médio, especialmente por causa do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu que é nacional. Mas, como vamos comparar, nacionalmente, pessoas que fizeram currículos distintos? Esse é o maior desafio”, avalia.

Em webinário, em dezembro, o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Luiz Rabelo, detalhou as ações da pasta para a implementação do novo ensino médio. Segundo ele, somando todas as ações, até aquele momento, haviam sido repassados aos estados e às escolas R$ 2,5 bilhões. 

Rabelo também falou sobre o Enem que, segundo ele, deverá ter duas partes, uma delas voltada para avaliar os conhecimentos adquiridos na parte comum a todos os estudantes, definida pela BNCC, e outra que deverá avaliar os itinerários formativos. “Atualmente, a grande questão mesmo é como criar um segundo momento de prova que contemple a avaliação dos itinerários formativos, dada a diversidade de possibilidades que na implementação”, disse o secretário. O novo modelo de prova deverá começar a vigorar apenas após a total implementação do novo ensino médio, em 2024. 


Informações: Consed
Post: G. Gomes
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31 janeiro, 2022

Boletim Diário Nº 670 sobre Covid-19 em Rondônia de 31 de Janeiro de 2021.

 
O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga balanço de dados referente aos casos de covid-19 no Estado.
Nesta segunda-feira (31), foram consolidados os seguintes resultados:
  • Casos confirmados – 318.313
  • Óbitos – 6.833 (2,19%)
  • Pacientes internados na Rede Estadual de Saúde – 254
  • Pacientes internados na Rede Privada – 09
  • Pacientes internados na Rede Municipal de Saúde – 38
  • Pacientes internados na Rede Filantrópica – 00
  • Total de pacientes internados – 301
  • Pacientes aguardando leitos: 00
  • Testes Realizados – 790.246 (Dados de 9/12)
  • Aguardando resultados do Lacen – 251
* População vacinada: (Dados de 31/01/2022)
1ª Dose – 1.253.370
2ª Dose – 1.061.815
Dose de Reforço – 231.079
Total de doses aplicadas: 2.546.264
Vacinas recebidas: 3.127.338 doses
* CoronaVac: 721.648
* AstraZeneca: 919.150
* Pfizer: 1.382.940
*Janssen: 64.400
*Pfizer Pediátrica – 39.200
Fonte: Painel de Vacinas 
No Estado, os números de casos confirmados, recuperados e de óbitos, desde o primeiro registro em 20 de março de 2020 até hoje (31 de Janeiro de 2022), por covid-19 são:
TOTAL DE CASOS EM RONDÔNIA – 31/01/2022
Município Casos Totais Óbitos Totais
Porto Velho 96.248 2.555
Ariquemes 26.946 536
Ji-Paraná 26.176 628
Cacoal 19.593 330
Vilhena 17.083 290
Jaru 9.581 193
Pimenta Bueno 8.895 124
Rolim de Moura 8.270 183
Machadinho D’Oeste 7.909 121
Buritis 6.867 94
Ouro Preto do Oeste 5.805 162
Guajará-Mirim 5.665 230
Alta Floresta D’Oeste 5.407 75
Espigão D’Oeste 4.832 84
Nova Mamoré 4.657 89
Candeias do Jamari 4.472 81
Presidente Médici 4.432 90
Cerejeiras 3.827 67
São Miguel do Guaporé 3.297 58
São Francisco do Guaporé 3.269 52
Cujubim 2.925 34
Nova Brasilândia D’Oeste 2.853 43
Colorado do Oeste 2.701 47
Alto Paraíso 2.633 60
Costa Marques 2.566 43
Monte Negro 2.290 35
Chupinguaia 2.037 25
Seringueiras 1.949 22
Campo Novo de Rondônia 1.777 27
Alto Alegre dos Parecis 1.719 32
Urupá 1.716 47
Itapuã do Oeste 1.550 19
Alvorada D’Oeste 1.518 31
Vale do Anari 1.512 25
Mirante da Serra 1.274 23
Corumbiara 1.266 14
Cabixi 1.209 22
Santa Luzia D’Oeste 1.186 21
Cacaulândia 1.180 17
Vale do Paraíso 1.158 27
Nova União 955 15
Theobroma 930 26
Rio Crespo 878 13
Novo Horizonte do Oeste 782 23
Governador Jorge Teixeira 713 22
São Felipe D’Oeste 711 12
Teixeirópolis 672 15
Ministro Andreazza 605 9
Primavera de Rondônia 554 11
Parecis 482 7
Pimenteiras do Oeste 452 15
Castanheiras 329 9
Total Geral 318.313 6.833

Fonte: Vigilâncias epidemiológicas dos municípios de Rondônia. * Municípios que não repassaram as informações, e tiveram dados repetidos do dia anterior

Em Rondônia, nas últimas 24 horas foram registrados os seguintes resultados para covid-19:

ÚLTIMAS 24 HORAS
MUNICÍPIOS CASOS CONFIRMADOS ÓBITOS
Porto Velho 0 0
Ariquemes 42 1
Ji-Paraná 181 0
Cacoal 301 0
Vilhena 62 0
Jaru 127 0
Pimenta Bueno 0 0
Rolim de Moura 80 1
Machadinho D’Oeste 42 0
Buritis 31 0
Ouro Preto do Oeste 87 0
Guajará-Mirim 0 0
Alta Floresta D’Oeste 15 0
Espigão D’Oeste 0 0
Nova Mamoré 0 0
Candeias do Jamari 36 0
Presidente Médici 0 0
Cerejeiras 78 0
São Miguel do Guaporé 0 0
São Francisco do Guaporé 42 0
Cujubim 18 0
Nova Brasilândia D’Oeste 144 0
Colorado do Oeste 0 0
Alto Paraíso 94 1
Costa Marques 141 0
Monte Negro 9 0
Chupinguaia 65 0
Seringueiras 132 0
Campo Novo de Rondônia 0 0
Alto Alegre dos Parecis 0 0
Urupá 21 0
Itapuã do Oeste 0 0
Alvorada do Oeste 0 0
Vale do Anari 0 0
Mirante da Serra 0 0
Corumbiara 35 0
Cabixi 0 0
Santa Luzia D’Oeste 0 0
Cacaulândia 30 0
Vale do Paraíso 31 0
Nova União 0 0
Theobroma 9 0
Rio Crespo 0 0
Novo Horizonte do Oeste 0 0
Governador Jorge Teixeira 0 0
São Felipe D’Oeste 0 0
Teixeirópolis 0 0
Ministro Andreazza 88 0
Primavera de Rondônia 0 0
Parecis 76 0
Pimenteiras do Oeste 0 0
Castanheiras 14 0
Total Geral 2.031 3

ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES:
Nas últimas 24 horas foram registrados três (3) óbitos por covid-19 em Rondônia. Sendo esses nos municípios de Ariquemes, Rolim de Moura e Alto Paraíso.

Nesta edição foram atualizados de maneira manual, casos e óbitos. A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) informam que não será possível a informação dos seguintes dados: casos curados, casos ativos, profissionais de saúde confirmados, profissionais de saúdes curados e testes e vacinas do Relatório de Ações e o Boletim diário sobre coronavírus em Rondônia, nesta Segunda (31), tendo em vista que as equipes não tiveram acesso ao Banco de Dados do eSUS VE, em decorrência de uma indisponibilidade no servidor do Ministério da Saúde (MS).
 
O sistema de informação do programa nacional de imunizações (SI-PNI) do Ministério da saúde (MS) encontra-se fora do ar. Por esse motivo, o painel de dados do estado  que é vinculado ao MS também não recebe atualizações sobre a imunização nos municípios. As API’s que foram liberadas até agora são do e-SUS Notifica , do Sivegripe (SRAG). A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) já está trabalhando para o retorno da RNDS, para novas informações da imunização.

Segundo a Agevisa, os dados são analisados diariamente pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), que acompanha também a investigação epidemiológica feita pelas equipes de Saúde nos municípios para checagem de dados.

Para informações detalhadas e relatórios na íntegra, acesse o Portal Coronavírus em Rondônia, por meio do endereço: coronavirus.ro.gov.br

Os dados de vacinação são adicionados ao sistema diretamente pelos municípios e são dinâmicos.

Para dados atualizados em tempo real, acesse: https://qsprod.saude.gov.br/extensions/DEMAS_C19_Vacina_v2/DEMAS_C19_Vacina_v2.html

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Informações:  Agevisa
Post: G. Gomes

Incra organiza mutirão para atender assentados em Ponta Porã (MS).

 
De hoje dia 31 de Janeiro de 2022) ao próximo sábado dia 5 de Fevereiro, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o governo de Mato Grosso do Sul e a prefeitura de Ponta Porã (MS) realizam um mutirão para levar uma série de serviços públicos até um assentamento no município.

Primeira ação deste tipo organizado pelo Incra este ano, a iniciativa busca beneficiar mais de 2,8 mil famílias do assentamento Itamarati. Vão ser emitidos títulos e declarações para acesso às linhas de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além da oferta de um linha de crédito (Crédito Instalação) de R$ 5 mil para que agricultoras invistam em projetos de geração de renda.

Os cadastros de agricultores já assentados poderão ser atualizados ou desbloqueados, conforme o caso, enquanto os ainda não cadastrados poderão regularizar sua situação. A entrega dos títulos e a assinatura dos contratos de crédito estão previstas para o encerramento das atividades, no sábado.

O atendimento será feito na Escola Nova Itamarati, no Distrito de Nova Itamarati, das 8h às 17h, seguindo a todas as recomendações das autoridades sanitárias contra a covid-19.


(Imagem ilustrativa do Incra)
Informações: Incra
Post: G. Gomes
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Atenção: Foram abertas as inscrições para o 2º Prêmio CAPES Talento Universitário.

 
Os estudantes de graduação de todo país têm até o dia 13 de fevereiro para se inscrever no Prêmio CAPES Talento Universitárioque reconhece o desempenho dos alunos com alto grau de desenvolvimento de competências cognitivas. As inscrições para a edição de 2022 foram abertas nessa quarta-feira (26/01) e devem ser feitas no site http://talentouniversitario.capes.gov.br.

Para participar, o interessado precisa ter feito o Enem de 2019 ou 2020 e ingressado na educação superior em 2021. Além disso, deve estar regularmente matriculado em curso de graduação, presencial ou a distância, em instituição de educação superior pública, privada ou militar. Outra exigência é não estar em débito com a CAPES, o CNPq ou outras agências de fomento à pesquisa.

O Prêmio CAPES Talento Universitário dará R$ 5 mil para cada um dos mil participantes que obtiverem as maiores notas na prova. A avaliação, que terá 80 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais, será aplicada no dia 20 março.
 Os locais de realização das provas serão divulgados a partir de 03 de março. O prêmio receberá até 44 mil inscrições. A premiação também pretende subsidiar estudos e pesquisas da CAPES para a formulação de políticas públicas para a educação superior. O resultado será divulgado a partir de abril. Confira as orientações aqui.
 
Confira a página com os documentos aqui.

Informações: CAPES
Post: G. Gomes
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