O
boletim, “Consumidor em Números 2021”, aponta que as plataformas
Consumidor.gov.br e Sindec registraram quase 3,3 milhões de queixas de
produtos e serviços em todo o país. Bancos, Financeiras e
Administradoras de Cartão foram os segmentos mais reclamados pelos
consumidores. As informações são Ministério da Justiça e Segurança
Pública (MJSP), por meio de levantamento da Secretaria Nacional do
Consumidor (Senacon), divulgadas na terça-feira dia 15 de Março de 2022, Dia Internacional
do Consumidor.
O secretário
Nacional do Consumidor, Rodrigo Roca, considera a apresentação do
relatório uma forma de prestar contas à sociedade. Para ele, “o diálogo
com os segmentos e setores avaliados pelas métricas que estão sendo
divulgadas agora serão primordiais na continuidade da defesa do
consumidor e no atendimento das demandas mais sensíveis verificadas”.
O boletim anual
reúne dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor
(Sindec), utilizado por Procons em todo o país - exceto do estado de São
Paulo - e da plataforma Consumidor.gov.br, administrada pela Senacon. O
documento também traz informações sobre as campanhas de Recall e o
balanço de cursos disponibilizados pela Escola Nacional de Defesa do
Consumidor.
Confira aqui a apresentação do Consumidor em Números
Mais de 1,4
milhão de reclamações registradas no portal Consumidor.gov.br no ano
passado tiveram atendimento, no prazo médio, de até 7 dias. Cerca de 78%
das demandas foram solucionadas. Em relação aos Procons integrados ao
Sindec, foram 1,8 milhão de atendimentos no ano passado.
Consumidor.gov.br
Em 2021, o
atendimento por meio da plataforma Consumidor.gov.br cresceu 19% em
relação ao ano anterior. Outro dado notável diz respeito à adesão de
empresas. Em 2020 eram 965 empresas inseridas e, no ano passado, o
número chegou a 1.148 cadastros. O aumento corresponde a 18%. Um dos
principais motivos corresponde às edições das portarias nº 15 de 27 de
março de 2020 e nº 12 de 5 de abril de 2021. Publicadas no ano passado,
em meio à crise sanitária da Covid-19, os textos tornaram obrigatório a
participação de alguns grupos econômicos, como setores que envolvem
serviços públicos e atividades essenciais; plataformas digitais de
transporte individual ou coletivo ou entrega de alimentos; plataformas
digitais e marketplaces, além dos 200 mais reclamados no Sindec.
Reclamações
Com 29% das
reclamações na plataforma oficial Consumidor.gov.br, o setor de bancos,
financeiras e administradoras de cartão foi o mais demandado, seguido
por operadoras de telecomunicações (21%), comércio eletrônico (7,4%),
transporte aéreo (7,1%) e empresas de pagamento eletrônico (4,5%).
O índice de
soluções foi 79,3% para bancos, financeiras e administradoras de cartão;
89,3% para operadoras de telecomunicações, 77,7% para comércio
eletrônico, 76,3% para transporte aéreo e 74,9% para empresas de
pagamento eletrônico.
Alguns segmentos
tiveram um crescimento muito acima da média da plataforma se comparado
entre 2020 e 2021. São eles: seguros, capitalização e previdência
(214,6%); empresas de pagamento eletrônico (62,7%); operadoras de planos
de saúde e administradoras de benefícios (50,8%).
Multas
Entre 2012 e
2018 foram aplicadas 20 sanções administrativas que, juntas, arrecadaram
R$ 24.158.237,50. Já em 2019, 10 multas foram aplicadas, resultando em
R$ 30.986.693,25. No ano de 2020, foram 11 multas aplicadas, totalizando
o valor de R$ 19.906.345,66. Já em 2021, foram 11 multas aplicadas,
totalizando R$ 37.729.464,39.
O dinheiro
arrecadado abastece o Fundo de Direitos Difusos. Gerenciado pela
Senacon, o recurso é usado para reparar danos causados ao meio ambiente,
ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético,
histórico, turístico, paisagístico, por infração à ordem econômica e a
outros interesses difusos e coletivos.
Recall
Em 2021, foram
realizadas 126 campanhas de recalls de produtos. Dessas, 90 foram
direcionadas para o setor de automóveis, com 770,9 mil produtos afetados
e índice de solução de 2% ou 16,8 mil unidades. Os dados revelam um
crescimento de campanhas no setor automotivo em relação ao ano passado,
quando foram 84 campanhas e mais de 1 milhão de pedidos.
Em seguida,
destaca-se o setor de medicamentos. Foram 12 campanhas e mais de 22
milhões de produtos afetados em 2021 - apenas duas campanhas a menos que
ano anterior. No ano passado, a média de resolução para esse problema
foi de apenas 27.252 produtos.
Educação
A Escola
Nacional do Consumidor registrou aumento na procura de cursos. Em 2021
foram 55.500 matrículas nos cursos - crescimento de 60% em comparação a
2020 quando foram 38.435 matrículas. Atualmente, a plataforma está com
20 cursos com inscrições abertas. Os detalhes de cada e inscrições podem
ser feitas no site.Informações: Ministério da Justiça e Segurança PúblicaPost: G. GomesHome: www.deljipa.blogspot.com