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15 junho, 2023

Atenção: As Inscrições para o Enem 2023 terminam nesta sexta-feira!

 
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam nesta sexta-feira dia 16 de Junho de 2023. Interessados em participar do certame, a ser aplicado nos dias 5 e 12 de Novembro, podem fazer o cadastro na Página do Participante
 
A taxa de inscrição é R$ 85 (Reais) e deve ser paga até 21 de junho do corrente ano.
 
O edital com o cronograma e com as regras para o Enem 2023 foi publicado no início do mês. Além de apresentar as datas e os horários do exame, o texto detalha os documentos necessários e as obrigações do participante, incluindo situações em que o candidato pode ser eliminado.

Critérios
A publicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) traz também critérios para correção das provas e procedimentos para pessoas que precisam de cuidados especiais durante o concurso.  

Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no portal do Inep. Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo site.

Post: G. Gomes
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Informações: Inep

Volume de serviços no país caiu 1,6% de março para Abril.

 
O volume de serviços no país teve queda de 1,6% em abril deste ano, na comparação com março. O recuo veio depois de altas em fevereiro e março, período no qual o setor acumulou ganho de 2,1%. O dado é da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira dia 15 de Junho de 2023, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Nos outros tipos de comparação, no entanto, os serviços apresentaram crescimento: 2,7% em relação a abril de 2022, 4,8% no acumulado do ano e 6,8% no acumulado de 12 meses. 

A perda de 1,6% do setor na passagem de março para abril foi puxada por quatro das cinco atividades pesquisadas pelo IBGE, com destaque para o setor de transportes (-4,4%). Em fevereiro e março, o segmento havia acumulado alta de 7,5%.

Em abril, houve recuo de 3,4% e de 1,4% no setor de transporte cargas e de passageiros.  
 
Impacto negativo
Vários segmentos de serviços dentro desse setor acabaram por gerar um impacto negativo: gestão de portos e terminais, transporte rodoviário de cargas, rodoviário coletivo de passageiros e transporte dutoviário. Esses segmentos tiveram importância no âmbito do volume de serviços, ultrapassando a fronteira do próprio setor”, afirmou o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, por meio de nota divulgada pelo IBGE. 

Também tiveram diminuição os serviços de informação e comunicação (-1%); profissionais, administrativos e complementares (-0,6%) e outros serviços (-1,1%). 

E os serviços prestados às famílias integram o único segmento com alta (1,2%), depois de uma perda acumulada de 2,2% em fevereiro e março. 

A receita nominal caiu 0,4% de março para abril, mas cresceu 8% na comparação com abril do ano passado, 10,8% no acumulado do ano e 13,9% no acumulado de 12 meses. 

Post: G. Gomes
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Informações: IBGE

Caixa Econômica libera abono salarial para nascidos em Setembro e Outubro.

 
Os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em setembro e outubro recebem nesta quinta-feira dia 15 de Junho de 2023 o abono salarial ano-base 2021. A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento em 15 de fevereiro e prosseguirá com a liberação até 17 de julho, baseada no mês de nascimento do beneficiário.

O abono de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Recebe o abono agora quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2021, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Para servidores públicos, militares e empregados de estatais, inscritos no Pasep, a liberação ocorre pelo Banco do Brasil, nas mesmas datas do PIS. Nos dois casos, no PIS e no Pasep, o dinheiro estará disponível até 28 de dezembro. Após esse prazo, os recursos voltam para o caixa do governo.

Neste lote, 4.275.568 trabalhadores receberão R$ 4,34 bilhões. Desse total, 3.737.150 têm direito ao PIS; e 538.418, ao Pasep.

Até 6 de junho, 15.746.761 de trabalhadores haviam sacado o benefício, no total de R$ 15,82 bilhões. Em 2023, 278.729 trabalhadores que tiveram o benefício liberado entre fevereiro e maio ainda não sacaram o abono, num valor de R$ 283,87 milhões.

Arte abono salarial PIS/Pasep

Os valores pagos a cada trabalhador variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2021.

Devem receber o benefício cerca de 22 milhões de trabalhadores, com valor total de mais de R$ 20 bilhões. Os recursos vêm do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

A Caixa informou que o crédito será depositado automaticamente para quem tem conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, podendo ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, sempre de acordo com o calendário de pagamento.

Abonos esquecidos
Desde 15 de fevereiro, cerca de 400 mil trabalhadores que esqueceram de retirar o abono do PIS/Pasep referente a 2020 podem pedir o dinheiro ao Ministério do Trabalho. Os valores ficaram disponíveis até 29 de dezembro do ano passado, mas quem perdeu o prazo tem até cinco anos para retirar os recursos, desde que entre com recurso administrativo

A abertura do recurso administrativo ao Ministério do Trabalho pode ser feita de três formas: presencialmente, por telefone ou pela internet. O pedido presencial pode ser feito em qualquer unidade do Ministério do Trabalho, o que inclui Superintendências Regionais de Trabalho e Emprego, Gerências Regionais do Trabalho e Emprego, agências regionais, agências do Sistema Nacional do Emprego (Sine) e unidades móveis do trabalhador.

O endereço mais próximo pode ser encontrado na internet.

Os pedidos por telefone devem ser feitos por meio da Central Alô Trabalhador, no número 158. As ligações podem ser feitas das 7h às 19h e são gratuitas para telefones fixos e cobradas para celulares. Pela internet, o trabalhador pode fazer o pedido no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou por e-mail. Os e-mails devem ser endereçados para trabalho.uf@mte.gov.br, trocando "uf" pela sigla da unidade da Federação onde o trabalhador mora.

Post: G. Gomes
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Informações: CEF 

Governo vai pagar do 5º lote do Abono Salarial a partir de 15 de Junho.

 
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) começa a pagar nesta quinta-feira dia 15 de Junho de 2023 o segundo grupo de trabalhadores com direito ao Abono Salarial. Serão pagos abonos a 4.275.568 milhões de pessoas com direito a receber o benefício, em um total de R$ 4,34 bilhões em recursos. 
 
Pela Caixa, serão beneficiados 3.737.150 trabalhadores de empresas privadas com direito ao PIS, valor total de R$ 3,71 bilhões. Pelo Banco do Brasil recebem 538.418 mil trabalhadores, servidores públicos com direito ao PASEP, um valor de R$ 621,15 milhões.

Com a alteração no valor do salário mínimo, o Abono Salarial varia de R$ 110,00 a R$ 1.320,00, pago aos beneficiários com data de início de saque a partir do mês de maio, conforme a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base 2021. Até o último dia 6 de junho, receberam o benefício um total de 15.746.761 de trabalhadores, com pagamentos no valor de R$ 15,82 bilhões. Um total de 278.729 beneficiários que tiveram o abono disponibilizado entre 15 de fevereiro e 15 de maio ainda não sacaram o abono — o que corresponde a um valor de R$ 283,87 milhões ainda não sacados pelos trabalhadores com direito ao Abono.

QUEM TEM DIREITO — Tem direito ao Abono Salarial os trabalhadores que atendem aos critérios de habilitação, como estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, contados da data do primeiro vínculo; ter recebido, de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), até dois salários mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado; ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração; ter seus dados, do ano-base 2021 informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.
Post: G. Gomes
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Informações: MTE 

14 junho, 2023

Rondônia: Sepog orienta técnicos para elaboração do Plano Plurianual 2024-2027.

 
Para que os programas e ações que serão executados pelo Governo do Estado nos próximos anos estejam alinhados e atendam às políticas públicas prioritárias, a equipe da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog reuniu, na Escola de Governo, técnicos das demais unidades orçamentárias responsáveis pela consolidação das informações que deverão compor o Plano Plurianual 2024-2027 do Governo do Estado, no âmbito de suas respectivas áreas finalísticas.

Conduzido pela titular da pasta, Beatriz Basílio, o encontro teve como foco orientar as unidades sobre a importância de ter o novo Planejamento Estratégico, que está sendo elaborado pelo Governo do Estado, como base para a definição dos seus programas e ações. “O plano estratégico trará as principais diretrizes, linhas de atuação e priorização do governo. É nele que serão definidas as políticas públicas prioritárias para o alcance dos objetivos estratégicos, por isso frisamos que esse é o melhor momento para que cada unidade reflita e defina os programas que farão parte do PPA 2024-2027 com esse devido alinhamento”, destacou.

A construção do Planejamento Estratégico está sendo coordenado pela Sepog e pelo Comitê de Soluções para Melhorias e Alcance de Resultado – Somar e deve ser finalizado nas próximas semanas. Fruto de debates e oficinas envolvendo equipes estratégicas das diversas áreas finalísticas do Poder Executivo, o documento refletirá também as demandas apresentadas pela população durante audiências públicas realizadas em dez regiões do Estado.
O governador Marcos Rocha explicou que, os programas finalísticos de governos são executados pelos órgãos que fazem parte do Poder Executivo, de acordo com suas áreas de atuação. “Para que esses programas estejam alinhados com a disponibilidade de recursos e alcancem os resultados que beneficie a população, é preciso que todo o corpo técnico esteja comprometido, falando a mesma língua e caminhando na mesma direção, garantindo assim, o cumprimento da legalidade e a execução de um plano de governo real”, frisou.

Durante o encontro, a equipe de planejamento também apresentou o cronograma das atividades que deve ser seguido até o encaminhamento do projeto de lei do PPA à Assembleia Legislativa de Rondônia e abordou sobre o processo de monitoramento e avaliação dos programas e ações que farão parte do documento.

As informações também estão disponíveis na página da Sepog, juntamente ao Manual de Elaboração do PPA 2024-2027.

Post: G. Gomes
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Informações: Governo de Rondônia 

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