O
presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta sexta-feira dia 16 de Junho de 2023),
da inauguração do terminal em Rio Verde da empresa Rumo, construido no Governo de Jair Bolsonaro, concessionária
da Ferrovia Norte-Sul. O município goiano é um dos principais polos do
agronegócio no Centro-Oeste.

O evento marca a conclusão das obras da
ligação ferroviária que é considerada a espinha dorsal do sistema
brasileiro de transporte sobre trilhos, pois conecta os portos de
Itaqui, no Maranhão, ao de Santos, em São Paulo. A construção começou na
segunda metade da década de 1980. Com 2.257 quilômetros (km) de
extensão, a ferrovia atravessa quatro regiões.
"A conclusão permite que três estados com forte produção de commodities –
como soja, milho e algodão – tenham saída para seus produtos pelo mar.
Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais ganham competitividade no momento de
exportar seus produtos, seja pelo litoral da Região Sudeste ou pelo
Norte do país. Como resultado prático, desenvolvimento e geração de
emprego para todo o novo corredor logístico", diz, em nota, o governo
federal.
O evento em Rio Verde está marcado para as
10h30. Além de Lula, participarão da solenidade o ministro dos
Transportes, Renan Filho, autoridades federais, estaduais e municipais e
representantes da empresa responsável pela entrega do terminal.
Iniciada em 1986, a Ferrovia Norte Sul
evoluiu pouco nas primeiras décadas e só ganhou impulso a partir de
2007, quando passou a receber investimentos do Programa de Aceleração do
Crescimento (PAC), no segundo mandato de Lula. Nessa época, o trecho de
Açailândia, no Maranhão, a Porto Nacional, no Tocantins, foi concedido
para operação pela VLI Logística. Já a empresa Rumo passou a gerir o
ramo centro-sul da ferrovia, entre Porto Nacional e Estrela D'Oeste, em
São Paulo, em um trecho de 1.537 quilômetros. No interior de São Paulo, a
ferrovia conecta-se à Malha Paulista, que vai até o litoral.
Nos últimos quatro anos, a Rumo construiu
três terminais: em São Simão e Rio Verde, em Goiás, e em Iturama, Minas
Gerais. Segundo o governo, a empresa investiu R$ 4 bilhões em obras de
infraestrutura, terminais e material rodante. Além dos terminais, outras
obras de infraestrutura foram necessárias para concluir a ferrovia,
como a construção de quatro pontes entre Goiás, São Paulo e Minas
Gerais, centenas de quilômetros de trilhos e inúmeros pátios, como o que
faz a ligação entre as Malhas Central e Paulista na cidade de Estrela
D’Oeste.
Potencial
Apesar do modal ferroviário ter recebido
investimentos ao longo das últimas décadas, que somam mais de R$ 141,9
bilhões, segundo a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários
(ANTF), o segmento ainda representa cerca de 21,5% do transporte de
carga no país, inferior ao de países continentais como Rússia (81%),
Canadá (34%), Estados Unidos (27%) e Austrália (55%).
De acordo com a ANTF, em 2021, mais de 93%
do minério de ferro exportado chegou aos portos brasileiros por trilhos.
O modal ferroviário responde pelo transporte de mais de 49% dos granéis
sólidos agrícolas exportados e, no caso do açúcar, o índice é de quase
53%. No transporte de milho, a ferrovia escoa 58% da produção e, no
complexo de soja (soja e farelo), mais de 46% do volume exportado.Post: G. Gomes
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Informações:ebc