Tecnologias inovadoras permitirão à milhares de pessoas com deficiência física o acesso gratuito às tecnologias de informação e comunicação. E o melhor: sem custo nenhum. Tratam-se do Headmouse e do Teclado Virtual.
Para esta tecnologia dá-se o nome de Tecnologia Assistiva, o que vem traduzir em formas de incluir pessoas portadoras de necessidades especiais na sociedade e terem uma vida com muita qualidade e poder de competição no mercado de trabalho.
O primeiro permite às pessoas com mobilidade reduzida controlar o cursor do mouse através de movimentos da cabeça, enquanto o segundo permite a redação de textos mediante o uso de qualquer dispositivo capaz de controlar o cursor da tela, tais como o joystick ou o touchpad.
O Headmouse incorpora um grande número de inovações que facilitam às pessoas com deficiência física o acesso às tecnologias digitais.
Graças ao uso de algoritmos de visão artificial desenvolvidos para a área da robótica móbil, o usuário é capaz de utilizar o mouse virtual de maneira intuitiva e natural.
Já o Teclado Virtual, que complementa o HeadMouse, funciona através de um aplicativo que aparece na tela do computador e que permite a escrita de textos mediante a pulsação de teclas virtuais.
O Headmouse e o Teclado Virtual foram criados nas Cátedras de Tecnologias Acessíveis que a Indra desenvolve em colaboração com a Fundação Adecco e Universidades na Espanha.
A Indra já lançou a idéia na Espanha, Chile, México e Colômbia, e conquistou mais de 250 mil downloads até agora. Com o lançamento no Brasil, a expectativa é que esse número cresça significativamente, devido às proporções geográficas do país.
Pesquisa de conteúdo: http://migre.me/qztdb
Post:G.Gomes
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!