Go

27 janeiro, 2013

Tragédia de Santa Maria: Acidente ou Negligência ?


27/01/2013
A Tragédia de Santa Maria - RS deixa muitas Vítimas e um ensinamento para toda sociedade brasileira em Termos de Prevenção de Acidentes.

Desde as primeiras hoje dia 27/01/2013 que os canais de comunicações do Brasil e de muitos países estrangeiros divulgam sem cessar esta tragédia que aconteceu na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul no interior Boate Kiss.

Nesta boate ocorria segundo ao que se divulga um show de uma Banda denominada: Gurizada Fandangueira, e que durante o show esta Banda como de costume começou a fazer um pirotécnico para enfeitar a sua apresentação por assim dizer, mas que durante a apresentação fogos de artifícios atingiram o teto do Palco, teto este que era revestido de material acústico derivado de petróleo e outros materiais altamente inflamáveis, daí gerou um incêndio que levou a um final muito triste para muitas famílias.


SUCESSÃO DE ERROS DE TODAS AS PARTES


Depois  do incêndio ter tomado proporções maiores e depois incontrolável, as pessoas tentaram sair pela porta por onde entraram, mas que foram impedidas por vários minutos de sairem e salvarem suas vidas, pois a equipe de seguranças trataram de impedir na força bruta a saída das pessoas, com isso agravou muito mais a situação, pois quando se deram conta do problemas ou quando foram avisados de que deveriam liberar a saída da Boate rapidamente para que as pessoas saíssem, ai já foi tarde demais, as pessoas que não morreram asfixiadas pela fumaça tóxica, morreram pisoteadas na fuga em massa em busca da parte exterior da Boate Kiss.


Mas os erros não estavam só na organização do evento, estes erros vinham sendo praticados já algum tempo segundo o que declarou o comandante do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul - Coronel Guido, pois a referida Boate usava Alvará de Segurança vencido a mais de dois anos.

Ao saber desta declaração por parte do chefe do Bombeiros do Rio Grande do Sul, logo sentimos a sensação de insegurança em relação ao Poder Público, pois este é muito competente para cobrar impostos, taxas disso e taxas daquilo, mas ficalizar de fato e com responsabilidade, ai falta competência com certeza.
RONDÔNIA PROMOVE A SEGURANÇA EM LOCAIS PÚBLICOS PARA EVENTOS ?
Depois que aconteceu a de Santa Maria no Rio Grande do Sul, logo ficamos preocupados em saber se em Rondônia as Danceterias, os Clubes, Estádios, Ginásios esportivos e todos os outros locais de eventos em que concentram grandes números de pessoas, estão sendo fiscalizados pelo Poder Público e se estes locais são de confiança de fato, pois a verdade é uma só: Quando um empresário do ramo da diversão e Esportes por exemplo, convidam pessoas, fazem chamamentos e propagam seus eventos de forma massificadora, eles estão ao mesmo tempo dando a segurança para as pessoas que vão em seus eventos ?

Pois o que nos parece de fato é que quando eles convidam as pessoas para comprarem ingressos e fazerem despesas em seus comércios, a impressão que nos passam é que estão chamando as pessoas para a morte ou para tragédias de toda a sorte, pois tudo infortúnio que correr com  o cliente, é tudo por conta dele e nunca do responsável pelo evento.

Quando chegamos à estes locais de diversão, nunca vemos portas com saídas de emergências, Extintores de Incêndios espalhados por várias partes do do local(funcionando), raramente vemos locais para servirem de estacionamentos para os clientes, tendo cada de nós que arcar com os prejuízos que por ventura ocorram no local, Seguro de Vida?  Nem pensar!  nenhum destes empresários dão em troca a segurança que o seu cliente precisa, eles na maioria dos casos só pensam em ganhar dinheiro e mais nada, ou seja: A ambição e a Ganância é que regem esta sinfonia macabra.

Está passando da hora do Governo Federal criar um Projeto de Lei e que seja votado, aprovado e sancionado, projeto este que imponha condições muito claras e muitos severas aos empresários que congregam qualquer quantidade de pessoas, pois eles devem sim serem responsáveis pela vida e a segurança de cada cliente, pois o que se sabe o poder público inventa cobraça de taxa na hora que quiser, mas fiscalizar que é bom, isso quase nunca acontece.


Precisa mudar isso Brasil!


E que Deus dê o conforto exato para as famílias que perderam parentes e amigos nesta tragédia em Santa Maria no Rio Grande dos Sul- Brasil!

Este texto foi por elaborado para mostrar para aqueles pessoas que ainda não perceberam a gravidade desta situação, hoje foi no foi Rio Grande do Sul, depois poderá ser em qualquer cidade, inclusive aqui em Rondônia - Brasil

Autor: G. Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!

Top Comentários