O Brasil ainda não tinha experimentado a reconhecer direitos aos mais distintos grupos étnicos e sociais formadores da nossa população e que agora por conta disso, revelam-se disfarçadamente resistências na não aceitação de mudanças por alguns setores.
Uma Definição de Grupo Social:
O grupo social designa conjuntos de seres humanos que interagem de modo sistemático entre si.
Uma Definição de Etnia:
O conceito etnia deriva do grego ethnos, cujo significado é povo.
A etnia representa a consciência de um grupo de pessoas que se diferencia dos outros.
Esta diferenciação ocorre em função de aspectos culturais, históricos, linguísticos, raciais, artísticos e religiosos.
A nossa Pátria amada desde o seu descobrimento lida com problemas como a discriminação racial, sexual, econômica, política, xenofóbica dentre outras formas de opressão às pessoas.
Nos últimos dias assistimos em redes de televisão a nossa Presidente da República Dilma Rousseff reclamar das pessoas que criticavam a vinda dos médicos de outros países para trabalharem aqui no Brasil, reclamações vindas principalmente de médicos brasileiros que estavam praticando xenofobia ao rejeitar os médicos estrangeiros, sendo que estes estão vindos trabalhar nas comunidades brasileiras, fazendo aquilo que os reclamadores eles não faziam.
Explicando o significado da palavra Xenofobia:
Xenofobia significa aversão a pessoas ou coisas estrangeiras.
O termo é de origem grega e se forma a partir das palavras “xénos” (estrangeiro) e “phóbos” (medo).
A xenofobia pode se caracterizar como uma forma de preconceito ou como uma doença, um transtorno psiquiátrico.
(vide: http://www.significados.com.br/xenofobia/)
Mas também é possível perceber que após a conquista de alguns direitos (nunca antes visto) de negros, índios, homossexuais, idosos e portadores de deficiências, nasceram ao mesmo tempo certos receios quase generalizados nas pessoas conservadoras resistentes ou não às conquistas mencionadas, por outro lado, por qualquer motivo alguns membros dos grupos em ascensão ameaçam a tranquilidade social ao representarem as pessoas que descriminam ou que vão contra seus interesses e isso fez o receio aflorar.
Depois das conquistas, começamos a notar certo distanciamento entre pessoas, do tipo o patrão que tem medo de contratar alguma pessoa destes grupos já mencionados, senão a qualquer momento eles podem formular uma queixa em algum órgão público por discriminação daí para frente é só problemas para eles, podem até não afirmarem isso, mas já se pratica esta ação de maneira disfarçada.
Também nasceu o receio de dar emprego para mulheres, uma vez que estas conquistaram um número grande de direitos que no passado não os tinham, como a jornada de trabalho igual, salários que ainda não são iguais, direitos trabalhistas, descansos remunerados, férias, licença maternidade e por ai vai.
Recentemente os empregados domésticos de maneira geral também conseguiram conquistar direitos trabalhistas e previdenciários assegurados em Leis, e isso também incomodou muitos empregadores.
Mas se somarmos todas estas questões ao desenvolvimento tecnológico (automação de todas as formas de produção) vamos observar quedas na geração de empregos, e olhe que não nem falei do mau caratismo de alguns patrões que sugavam o suor e o sangue de seus empregados e no final lhe mandam embora com a mão na frente e a outra atrás, restando buscar no Tribunal Trabalhista seus direitos, e que ao ser condenado, o patrão ainda tem o direito de dividir em muitas vezes os pagamentos que são obrigados a depositar para o ex empregado.
Por todas estas questões começo a perceber com muita clareza um distanciamento entre as camadas sociais, sem contar que o Estado não procurar amenizar a carga tributária, não diminui a burocracia, não estimular a produção e todas as vezes que precisa de dinheiro em caixa vai buscá-lo no bolso de quem produz, levando-o à uma retração,aumentando ainda mais a crise econômica que tanto sufoca as classes menos favorecidas.
O maior discriminador das pessoas é o Governo, pois com suas políticas públicas pouco eficientes, administração pouco eficiente, com uma carga tributária muito eficiente, com a corrupção praticada nos setores da sociedade, estes são sem dúvidas os maiores fatores que motivam a discriminação em nossa Nação, é preciso acabar com estas´práticas para melhorar a relação entre as pessoas.
Falando especificamente sobre discriminação, é tanto desconfiança que este tema causa nas pessoas que não demora muito e logo surgirão ilhas sociais compostas cada uma delas por brancos, ricos, negros, índios, homossexuais e outros, assim estarão criando de forma disfarçada e imoral divisões sociais e isso é muito preocupante.
Reproduzindo que disse o poeta inglês John Donne no passado, o ser humano não pode viver sozinho, isolados,precisa interagir com as outras pessoas, mas eu afirmo também que não é igualando marginais à cidadãos honestos que vamos promover a igualdade entre os seres humanos de uma sociedade.
De agora para frente é bom ficarmos atentos às mudanças pelas quais o Brasil está passando, e que nenhum esforço em abordar o assunto seja confundido com alguma forma de discriminação ou exagero buscador de igualdade, aqui no Brasil estes assuntos são muito delicados, pois para alguns a hipocrisia e o silencio é mais conveniente do que a verdade.
Por: G. Gomes
Postagem: G. Gomes
Guia: Textos
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!