O governador Confúcio Moura afirmou nesta segunda-feira (23/12/2013) durante entrevista à Rádio Rondônia FM, com transmissão em cadeia para 70 outras emissoras, que Rondônia é o terceiro Estado do país em que a polícia mais prende como demonstram as estatísticas do próprio Ministério da Justiça. A Polícia Civil, além estar bem organizada, vai melhorar muito mais a partir de 2014, quando passa a atuar com autonomia administrativa e financeira.
Moura voltou a lamentar os dois ataques da última quinta-feira (19) em dois bairros de Porto Velho e fez questão de ressaltar que, apesar da sensação de insegurança gerada, em alguns casos, por informações infundadas, “boatos”, a violência não sairá vencedora e a cúpula da segurança atua com reforço de pessoal na busca de solução para o problema, apontada como um fenômeno social.
A prisão dos assassinos da jovem Kátia Saldanha, de Pimenta Bueno, crime solucionado em poucas horas, e o da jovem Naiara, em Porto Velho, em fase de elucidação foram dois exemplos citados pelo governador ao responder a uma das questões da Arquidiocese local.
Há outros exemplos de eficiência das forças policiais no Estado, como os dois assaltos à agência do Banco do Brasil, em Machadinho do Oeste, em que as quadrilhas foram presas e o dinheiro resgatado. “Vamos melhorar com instrumentos necessários para desbaratar, atacar a causa”, disse.
*****
Bem, este foi o teor da conversa do Sr.Governador em cadeia de rádio, só resta saber como serão desenvolvidas estas metas, senão correremos o risco de desenvolverem ações equivoadas ou aplicarem mal os recursos que porventura forem destinados à Segurança Pública.
Antes de implementar qualquer ação de cunho financeiro é preciso que os governantes dotem as unidades policiais de pessoas capacitadas em Administração Pública, pessoas conhecedoras no Ofício de gerenciamento e não deixar estas e outras ações de cunho administrativo nas mãos de delegados de Polícia, pois sabe-se a muito tempo que a maioria só sabem instaurar inquéritos e nada mais, ficando as Delegacias praticamente abandonadas semgerenciamentos material, restando-lhes sobreviverem apenas de ações dos Agentes e Escrivãos de Polícia de forma individual e isoladas.Isso é fato.
Outro alerta que precisamos dar é o que tange à importancia de uma Delegacia de Polícia na sociedade, pois não basta apenas um prédio velho(marca de Delegacias) e um funcionário muitas vezes mal humorado e sem preparo para dar atendimento ao público, pois que quando uma pessoa busca uma Delegacia de Polícia é porque o seu desespero é muito grande e se lá chegar e não tiver uma atendimento digno e eficiente, vai deixá-la ainda mais prejudicada em sua situação.
Portanto, é preciso pensar a Segurança Pública como instrumento de defesa, confiançae apoio para a sociedade e nunca um local de poucas resoluções, já tornou-se muito comun darem importância na maioria das vêzes ao casos de repercussão, e que pequenos casos quase sempre são deixados de lado,ou por acúmulo involuntário de serviço ou por fata de qualidade atendimento.
O governo do estado anuniou a poucos dias um mini concurso para a Polícia Civil, quando tomamos conhecimentos dos números cheguei a pensar que era uma pegadinha, mas não, em seguida comecei a creditar nos parcos números, logo comecei a perceber que nossos administradores não sabem nada de segurança pública e nem sabem que a Polícia Civil já está no limite na falta de material humano para trabalhar, logo começam aposentar vários servidores e acoisa vai ficar ainda pior, sendo que muito deles já excederam o tempode serviço para trabalhar.
Alertamos ao Governo do estado para que tome conhecimento do quadro de pessoal da Segurança Pública de Rondônia em especiala Polícia Civil , é preciso refazer os cálculos, é preciso instalar outras Delegacias nas cidades novas e quem sabe em Distritos com população equivalente à maioria dos Municípios.
É preciso agir rápido e sem demagocias!
*****
Postagem: G. GomesFonte: Decom
Link daImagem: http://www.folhadevilhena.com.br/wp-content/uploads/2013/07/sesdec-novo.bmp
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!