O funcionamento da Delegacia da Mulher (Deam) 24h por dia e a instalação da Sala Lilás no Instituto Médico Legal (IML) e da Casa Brasileira para atendimento e acolhimento das mulheres vítimas da violência, respectivamente, estão na pauta de negociações do governo com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CEDM-RO) por ocasião do Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente em 8 de março (próximo sábado).
Foi o que informou a presidente da entidade, Auxiliadora de Araújo, explicando que os três temas fazem parte das prioridades definidas na última Conferência Nacional da Mulher, mas ainda não foram viabilizados devido à questão orçamentária do Estado, em decorrência da crise financeira mundial.
Para o CEDM, o funcionamento da Deam 24h é importante porque atualmente o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Passou desse período, as mulheres vítimas procuram a Central da Polícia que depois encaminha a denúncia à Deam.
Quanto à Sala Lilás, que já foi implantada no IML de Brasília e São Paulo, ela disse que a proposta é evitar exposição da vítima, que já sofreu constrangimento com a agressão. Também segundo Auxiliadora, a Casa Brasileira, que deverá contar com ampla estrutura para acolhimento e oferta de serviços médico e psicossocial, ainda não foi implantada nos demais Estados.
Postagem: G.Gomes
Fonte: Decom
Texto: Veronilda Lima
Canal www.deljipa.blogspot.com.br
Link da Imagem: http://migre.me/qy7dM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!