A INEFICIÊNCIA DO INQUÉRITO POLICIAL
Porto Velho, Rondônia - Os agentes, papiloscopistas e escrivães da Policia Federal tomaram de assalto as dependências do aeroporto em Porto Velho, RO, munidos de um elefante branco inflável protestando contra ineficiência do inquérito policial.
O protesto, apesar de bem humorado, é bem sério. O Brasil, junto com outros três países africanos, é uma das quatro nações no mundo que ainda mantêm esse modo de trabalho, que, segundo juristas e policiais , é fonte de impunidade e demonstra o quão arcaico é o sistema de segurança no país.
Um levantamento da Federação Nacional dos Policiais Federais Aponta que 94% dos inquéritos policiais não são concluídos no Brasil e acabam arquivados. O diretor jurídico do Sindicato dos policiais Federais de Rondônia, João Bosco Costa, afirma que esse procedimento é falho. “Inquérito não é feito para investigar. A polícia tem que focar na coleta de provas. Quem coordena o inquérito não tem nenhum contato com a investigação”, afirma.
Ele classifica que essa é uma maneira arcaica, burocrática e inquisitorial. “Se você for indiciado no inquérito, você assina uma nota de culpa sem ao menos ter ido a julgamento, sem ter tido chance de defesa.
- Para que serve isso?
O que traz de beneficio a polícia perder tempo e ficar intimando as pessoas para serem ouvidas em delegacias se ao chegar no juiz elas podem mudar tudo que disseram?”, questiona.
Os protestos desta quarta-feira no aeroporto fazem parte da programação nacional de lutas da Polícia Federal , que está realizando manifestações em todo o país. Nesta quinta-feira os protestos seguem e os policiais vão realizar um pedágio entre as avenidas Pinheiro Machado e Marechal Deodoro, no centro da capital de Rondônia.
Postagem: G. Gomes
Fonte: Tudorondonia
Texto: Alex Sakai
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br
Link da Imagem:http://migre.me/qCAGX
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!