Go

06 maio, 2014

Senador Jarbas Vasconcelos Critica Reajuste do IR e Bolsa Familia

Jarbas Vasconcelos Considera Reajuste do Bolsa Família e da Tabela do IR Eleitoreiro
O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) considerou eleitoreiro o reajuste do Bolsa Família e da tabela do imposto de renda anunciado na véspera do Dia Internacional do Trabalho (1º/5) pela presidente Dilma Rousseff. Por isso, ele acha que a oposição fez bem ao pedir ao Tribunal Superior Eleitoral que se manifeste sobre o caso.

Segundo ele, a correção da tabela do imposto de renda foi tão pequena que a presidente nem citou o índice de 4,5 % no pronunciamento. O parlamentar advertiu que esse reajuste é menor até que a estimativa de inflação para este ano, fixada em 6%. Ele informou que, segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a defasagem acumulada na tabela do Imposto de Renda chega a 61%, na comparação com a inflação oficial, que, salientou, "está muito distante da realidade das feiras e dos supermercados, da boca do caixa, onde brasileiros e brasileiras deixam, cada vez mais, grande parte dos seus salários".

O mesmo raciocínio, afirmou o representante pernambucano, se aplica ao reajuste do programa Bolsa Família. Jarbas observou que o reajuste de 10% anunciado "não repõe as perdas causadas pela inflação, especialmente a inflação dos alimentos, que atinge os brasileiros mais pobres de forma devastadora". Também explicou que não existe ganho real para os beneficiários do programa, pois a inflação acumulada entre o último reajuste, em 2011, e o último mês de maio chegou a 19,5%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o INPC.

Em linguagem direta, segundo o senador, "vendida como medida redentora, a correção do Bolsa Família e da tabela do Imposto de Renda não chega nem perto de corrigir as perdas causadas pela inflação".

— O eleitor brasileiro não é bobo. Ele não vai se iludir com essas medidas populistas. O governo deveria, isto sim, propor regras claras e definitivas para a correção do Bolsa Família e da tabela do imposto de renda. Dilma não o faz porque pretende continuar usando esse reajuste para politicagem, como se os recursos não fossem públicos, mas viessem de sua conta-corrente — alertou Jarbas Vasconcelos.

Postagem: G. Gomes
Fonte: Agência Senado
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br
Link da Imagem:http://migre.me/qzw1G

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!

Top Comentários