O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) ressaltou nesta quarta-feira (14) a importância da obra O Capitalismo no Século 21, do economista francês Thomas Piketty, que há cerca de dois meses está entre os livros mais vendidos na livraria eletrônica americana Amazon. Na opinião do senador, o livro faz uma séria advertência: o capitalismo, a concentração de renda e a desigualdade podem trazer riscos para a democracia.
Ainda segundo o livro, como observou o senador, a desigualdade em todo o mundo vem crescendo de 6% a 7% ao ano. O grande desafio dos governos, argumenta o autor, é combatê-la. A obra é resultado de estudos da economia dos últimos cem anos e, segundo Luis Henrique, é uma obra capaz de mudar a maneira de pensar sobre a sociedade e a economia.
Conforme o senador, Piketty diz que é uma ilusão se imaginar que o mercado vai resolver o problema da desigualdade. Esta, a seu ver, tem que ser resolvida por ações governamentais. Para o autor, a rentabilidade do capital é maior do que a o crescimento da economia. Assim, quem tem mais capital tende a ficar cada vez mais rico.
- Reflitamos, pois, sobre a tese do professor Pikety. Ele traz uma nova luz para políticas de governo a serem estabelecidas prioritariamente para tributar a riqueza, tributar as fortunas e estabelecer progressivamente uma sociedade mais igual - disse Luiz Henrique.
Postagem: G. Gomes
Fonte: Senado Federal
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!