Meritocracia é um sistema que considera o mérito dos envolvidos para que possam alcançar posições de maior destaque.
O termo Meritocracia surgiu em 1958 e foi cunhado por Michael Young, que publicou um livro intitulado Levantar da Meritocracia. A obra de Young apresentava um conteúdo negativo para o termo através de uma narração que retrata uma sociedade na qual as posições sociais são definidas pelo QI e pelo nível de esforço de seus indivíduos.
Diferentemente do sentido positivo que a palavra mérito ganhou por seus defensores, no livro ela é usada de forma pejorativa. Michael Young acabou levantando uma questão é muito comum nos dias atuais, o debate que divide os defensores e os opositores da Meritocracia.
Muito embora Young tenha fixado o termo e o solidificado na cultura popular, algo parecido com um sistema meritocrático já havia sido utilizado na Antiguidade e também por Napoleão Bonaparte.
A Meritocracia define as posições hierárquicas com base no merecimento, pelo menos em tese. Seus opositores argumentam que essa é uma ideia arbitrária em função da ausência de uma medida específica dos valores habilidade, inteligência e esforço.
De toda forma, ela é adotada e está muito associada ao Estado burocrático, que faz uso do sistema para construir seu quadro de funcionários. No entanto, a Meritocracia não se expressa de modo puro e total em lugar nenhum, pois ela é misturada com outros métodos para escolha de suas autoridades.
Conceito: Antonio Gasparetto Junior
Post: G.Gomes
Fonte: Infoescola
Post: G.Gomes
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br
Link da Capa: http://i62.tinypic.com/ml016r.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!