Se você pudesse escolher, preferia ser surpreendido por uma barata cascuda ou um robô do exército americano?
O exército dos Estados Unidos está financiando um cruzamento dos dois: um robô baseado em baratas.
Pesquisadores da University of California-Berkeley estudaram a forma como as baratas se locomovem para criar um robô capaz de se esgueirar em praticamente qualquer lugar.
Como funciona?
Superfícies cheias de obstáculos -- como plantações e gramados -- confundem robôs comuns. De um modo geral, elas exigem softwares e sensores sofisticados para mapear os obstáculos e planejar um caminho que os evite.
Para tentar chegar a uma solução mais ~barata~, que dispensasse o uso desses softwares e sensores, os pesquisadores estudaram a forma como as baratas conseguiam passar em locais estreitos e cheios de obstáculos.
Eles colaram cascas de vários formatos nos artrópodes, e descobriram que a habilidade de manobrar entre os obstáculos tinha a ver com a forma ovalada. Graças ao formato elíptico da casca, o robô consegue passar por entre galhos, pedras e frestas com mais eficiência.
"Simplesmente adicionando uma casca de forma semelhante à das baratas, nosso robô mostrou um comportamento similar à da barata ao se esgueirar por obstáculos super atravancados", disse Chen Li, bióloga que chefia o estudo.
A descoberta, que deve ser aplicada em robôs militares, pode significar uma economia de milhões em dispositivos e softwares de inteligência artificial.
Post:G.Gomes
Fonte:Brasil Post
Autoria: Ione Aguiar
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!