Homens que postam muita selfie têm mais tendência à psicopatia e ao narcisismo, diz pesquisa
Um novo estudo da Ohio State University sugere que homens obcecados por selfies têm mais chance de apresentar traços de narcisismo e psicopatia.
Um grupo de 800 homens entre 18 e 40 anos respondeu a questionários-padrão para comportamentos antissociais e auto-objetificação. Depois, os pesquisadores cruzaram esses dados com os hábitos fotográficos dos respondentes.
O estudo, que foi publicado na revista Personality and Individual Differences, concluiu que aqueles que postavam mais selfies tiraram índices maiores de psicopatia, auto-objetificação e narcisismo no questionário.
A coisa piora quando o cara ainda resolve dar aquela retocadinha no Photoshop: entre aqueles que editavam selfies antes de postar, os indicadores de narcisismo eram ainda mais altos.
Essas descobertas não querem dizer, porém, que os maníacos por selfie sejam todos psicopatas. A pesquisadora-chefe do estudo, Jesse Fox, enfatizou que os participantes do estudo, embora tivessem um comportamento mais anti-social que a média, não apresentaram indícios patológicos de psicopatia.
Fox afirmou acreditar que existe um ciclo vicioso de auto-objetificação: pessoas mais narcisistas postam mais selfies. "Likes" e comentários incentivam o narcisismo. Por sua vez, o narcisismo incentiva mais selfies, e por aí vai.
"Estamos muito preocupados com nossa apresentação online, mas o modo como fazemos isso revela algo sobre nossa personalidade", afirmou em comunicado escrito.
Post:G.Gomes
Por: Ione Aguiar
Conteúdo: Brasil Post
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!