DELJIPA

DELJIPA | Informações e Notícias | Ano XI

Search

27 agosto, 2015

Governo incentiva aviação regional - Excelente Atitude

Governo incentiva aviação regional com lei aprovada na Assembleia Legislativa de Rondônia
A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (26) Projeto de Lei Complementar (PLC 155/2015) que concede incentivo tributário nas operações internas de aquisição de Querosene de Aviação (QAV) e Gasolina de Aviação (GAV), proposto pelo governo do Estado, adotado para evitar que os voos regionais existentes paralisem atividades e para que mais empresas se sintam estimuladas a investir em Rondônia.

O Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível de aviação é, segundo estudos da Associação Internacional de Transporte Aéreo, o segundo maior componente de gasto das empresas, cerca de 20% a 40%, e no caso das que fazem voos regionais o custo por quilometro voado é ainda maior em razão do curto trecho de voos feitos, o que gera mais gasto de combustível.
 
Pela proposta encaminhada pelo govenador Confúcio Moura, o incentivo resultará numa carga tributária efetiva de apenas 4%, percentual que já é praticado em outros estados, como o Rio de Janeiro, e não de 16% como é legalmente previsto hoje. Para oferecer voos em Rondônia, entre um e outro município, as empresas abastecem as aeronaves em estados vizinhos, como o Acre e Mato Grosso, onde já existem incentivos tributários.

Escalado para oferecer parecer em plenário, uma vez que a matéria não chegou a tramitar nas comissões atinentes, o deputado Laerte Gomes disse que o PLC 155/2015 “é o mais importante projeto que está sendo votado neste ano”. O envio dessa proposta foi discutido com o governador em julho, durante reunião no Palácio Getúlio Vargas.

É fundamental. Temos um problema seríssimo por falta de voos regionais. Temos problemas em Vilhena, onde não há voo para Porto Velho, Cacoal menos, mas tem, e de Ji Paraná para Porto Velho só há uma empresa e um voo em atividade. Então por falta muitas vezes de incentivo é que as empresas não querem fazer os voos. Com esse projeto aprovado temos agora condições de trabalhar junto às empresas para voltar voos regionais em Rondônia”, destacou o deputado, ex-prefeito de Alvorada do Oeste.

Seguindo ainda Laerte Gomes, a falta de voos regionais trava o desenvolvimento de Rondônia. “Qual o empresário que vai investir na região central se hoje não tem voo para a capital, no cone sul a mesma coisa?”, indaga. No Brasil, 19 estados e mais o Distrito Federal oferecem incentivo tributário para empresas que operam voos regionais.

O benefício da lei aprovada alcança apenas a sociedade empresarial ou empresa individual que exercer o transporte de passageiros, e os interessados devem requerer o acesso ao incentivo que fará parte do regime especial de tributação mediante solicitação à Secretaria de Finanças do Estado.

O líder do Governo, deputado Luizinho Goebel, disse que o incentivo tributário à aviação regional além de possibilitar o retorno de companhias que antes operavam em Rondônia vai ampliar a participação de empresas que não exploram o mercado rondoniense em razão do custo do combustível.

O deputado So na Bença disse que essa iniciativa beneficia a população de Rondônia. “Muitos estados dão essa iniciativa, por que Rondônia não? Estamos incentivando empresas e o Estado vai ganhar com imposto que irá entrar aqui, o que hoje não acontece porque o combustível é adquirido fora”.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Post: G.Gomes
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!

Top Comentários