O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi preso na manhã desta segunda-feira (3), em Brasília, na 17ª fase da Operação Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção na Petrobras. A prisão preventiva foi solicitada pelo juiz federal Sérgio Moro e é uma das três solicitadas pelo magistrado nesta nova fase da operação.
Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, Dirceu é investigado por possível recebimento de propinas disfarçadas na forma de consultorias, através da sua empresa JD Assessoria, hoje desativada. A defesa do ex-ministro do governo Lula já esperava o pedido de prisão, tanto que buscou um habeas corpus preventivos nas últimas semanas, sem sucesso.
A JD integraria um grupo de 31 empresas que teriam promovido “operações de lavagem de dinheiro” em contratos das obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco – obra iniciada em 2007 ao custo de R$ 4 bilhões, mas que já consumiu mais de R$ 23 bilhões da estatal petrolífera.
Um dos maiores montantes repassados à empresa de Dirceu, segundo a Polícia Federal, teria vindo da empreiteira Camargo Corrêa, uma das investigadas na Lava Jato. Além disso, o lobista Milton Pascowitch afirmou, em depoimentos, que o ex-ministro tinha ligações com o esquema de propinas e desvios da Petrobras.
Dirceu passou 354 dias na prisão, até novembro do ano passado, quando ganhou direito de cumprir prisão domiciliar – ainda por conta da condenação de sete anos e 11 meses pelo esquema do mensalão. Novamente preso, o ex-ministro deve ser transferido para Curitiba ainda nesta segunda-feira.
A reportagem do Brasil Post procurou o advogado de Dirceu, Roberto Podval, mas ele não foi localizado.
OPERAÇÃO PIXULECO
Além da prisão de Dirceu, a 17ª fase da Lava Jato – intitulada Pixuleco, em alusão ao termo usado para nomear propinas de contratos – ainda cumpre outros 39 mandatos judiciais, sendo mais dois de prisão preventiva, cinco de prisão temporária, 26 de busca e apreensão, e seus de condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento).
Post:G.Gomes
Publicação: Brasil Post
Link:http://migre.me/r1HnP
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!