Go

01 janeiro, 2016

The Economist vê "desastre político e econômico" no Brasil em 2016

Os Jogos Olímpicos são, inclusive, mote para a primeira crítica da The Economist – uma vez que o país poderia corar a sua consolidação como emergente com o mega evento. Para a publicação, Dilma Rousseff teve uma longa trajetória de erros políticos e econômicos que criaram um cenário muito sério, que por sua vez culminou com a saída de Joaquim Levy menos de um ano após assumir o Ministério da Fazenda.

O cenário atual brasileiro é, para os investidores, pior do que o da Rússia, que para 2016 tem uma expectativa de encolhimento da economia em torno de 3%. “Apenas decisões difíceis podem trazer o Brasil de volta a seu caminho”, diz a Economist, defendendo reformas na Previdência e na legislação trabalhista.

O escândalo de corrupção na maior empresa do país, a Petrobras, deflagrado pela Operação Lava Jato, é para o veículo o elo de ligação entre os erros políticos e econômicos. O clima, já negativo, ficou ainda mais hostil após as “trapalhadas” do PT e seus “aliados” – como, por exemplo, o PMDB, do vice Michel Temer, que enviou uma polêmica carta de desabafo à presidente recentemente.

Outra medida que denuncia a situação preocupante do país é a queda da nota de investimento por parte da agência Fitch, poucos meses depois da Standard & Poor’s fazer o mesmo. Para a Economist, os gastos de previdência no Brasil também são muito altos: 12% do PIB. “A fatia é maior do que a praticada no Japão, um país mais rico e mais velho.”

Um ponto positivo na análise da revista é o novo nome na Fazenda, Nelson Barbosa, pois tem “poder de barganha e suporte político no PT”. Porém, caso Dilma não implemente mudanças necessárias para voltar a crescer, o cenário poderá ser de retrocesso.

A conquista do Brasil foi tirar dezenas de milhões de pessoas da pobreza. A recessão poderá paralisar ou mesmo reverter este processo”, diz a Economist, que admite não estar confiante quanto à eventual reação brasileira. “Neste momento, Dilma Rousseff não parece ter estômago.

Fonte:Yahoo Noticias
Post: G. Gomes
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!

Top Comentários