Desaposentadoria ou desaposentação é a possibilidade de um trabalhador que tenha já se aposentado voltar a trabalhar novamente e se aposentar depois pela segunda vez. Essa possibilidade despertou expectativa por vários aposentados e por aqueles que estão prestes a aposentar.
Como é um assunto bastante discutido e até alvo de muitas polêmicas várias pessoas, principalmente aposentados tem dúvidas sobre o que se trata e se realmente é vantajoso para o beneficiado. Se você tem curiosidade sobre o tema me acompanhe até o final do artigo.
Qual o objetivo da desaposentadoria?
A aposentadoria sempre foi considerada como irreversível, ou seja, a partir do momento em que o trabalhador aposenta, não pode, mesmo se quiser trabalhar com carteira assinada.
Entretanto, um dos problemas maiores da aposentaria é que o beneficiado não recebe integralmente o mesmo valor de quando estava trabalhando, mas uma parte. Desse modo, tornou-se bastante comum os trabalhadores aposentarem e continuarem trabalhando, sem a carteira assinada.
Com o projeto de desaposentadoria um dos pontos levantados é a possibilidade de realizar o recalculo do benefício assim que o mesmo chegar a 60 contribuições ao INSS após a primeira aposentadoria.
Desse modo, seria uma tentativa de melhorar o valor da aposentaria aos beneficiados. Entretanto, o teto estabelecido pelo INSS é de R$ 4.663,00 e, até o momento, o governo não admite a renúncia do beneficio recebido pelo aposentado para pedir outro. Assim, devido às novas condições de contribuição e salário os aposentados buscam através da Justiça a conquista de um beneficio melhor ou ainda trocar uma aposentadoria por idade por outra referente ao tempo de contribuição.
Fonte: INSS
Capa: http://zip.net/btttp0
Post: G. Gomes
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!