Na manhã desta sexta-feira (30), o DER iniciou a execução da segunda camada asfáltica na pavimentação do Anel Viário de Ji-Paraná, obra assumida pelo Governo de Rondônia para ser executada com maquinário e servidores próprios do DER.
O Anel Viário tem 13,5 km de extensão e, conforme o Diretor-Geral do DER, Ezequiel Neiva, cerca de 7,5 km desse total está com a sub-base pronta. “Nesta semana fechamos um trecho de quase 300 metros de asfaltamento. Na próxima semana vamos concluir a base em um novo trecho e assim prosseguindo com o asfaltamento”, detalhou.
Para Ezequiel Neiva, a etapa mais complicada já foi vencida. Ele lembra que todo o cascalho do Anel Viário é transportado do município de Presidente Médici. Cita que o preparo do solo para receber o asfalto tem uma série de etapas, como tratamento do subleito, reforço do subleito, sub-base, a base, a imprimação e, por fim, o lançamento da capa asfáltica. “Temos estrutura completa para fazer essa obra. As máquinas estão todas no local e os servidores contratados, e uma usina de asfalto à disposição”, ressaltou Neiva.
O diretor operacional do DER, Marcelo Burgel, explica que a pista terá 13,20 metros de largura com o asfaltamento de 7,5 centímetros. No entanto, acrescenta Burgel, a pista de rolamento receberá uma segunda camada de asfalto, com espessura de 5 centímetros, sendo finalizada com 12,5 centímetros.
Nossas considerações são que, se a Obra do Anel Viário ficar pronta em 6 ou 12 meses, vai causar muitas emoções na população de Ji-Paraná, pois de um lado vai aliviar o trânsito dentro da cidade e com isso evitar muitos acidentes e engarrafamentos, por outros lado, vai deixar de eleger políticos, estes por sua vez tiraram muitos proveitos politicos desta obra que se arrasta por muitos anos. Vergonha!
Fonte: DER
Texto: Nilson Nascimento
Fotos: DER
ost: G. Gomes
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!