DIA NACIONAL DO ESCRIVÃO DE POLÍCIA
Caros colegas, no dia 05 de Novembro, comemora-se o DIA NACIONAL DO ESCRIVÃO DE POLÍCIA, sendo a referida data escolhida para homenagear o nascimento do grande jurista e senhor das letras Ruy Barbosa, devido a sua ligação evidente com o mister dos Escrivães. O escrivão é imprescindível ao trabalho da polícia judiciária e um braço forte no processo investigativo.
Jefferson Barlito S. Bispo
Achei o texto seguinte na Wikipédia muito pertinente as funções do escrivão de Polícia, qual seja:
Escrivão de Polícia é um dos agentes da Autoridade Policial, responsável por conferir legitimidade às atribuições de polícia judiciária no esclarecimento de crimes e demais ocorrências.
É um engano comum confundi-lo com a figura do "escrevente ou oficial administrativo", que trata-se de cargos - NÃO POLICIAIS - puramente Cartorários.
Nas palavras do então Delegado Geral de Polícia, Marcos Carneiro Lima, " Somos todos investigadores. A atribuição de cada Policial Civil é elucidar crimes. Escrivão é o investigador que formaliza o ato ".
A maioria dos escrivães antigos ainda pertencentes aos quadros da polícia civil continuam a restringirem-se predominantemente às atividades burocráticas, pois à época de sua admissão, recebiam pouca ou nenhuma instrução de cunho operacional durante o curso de formação junto à Academia de Polícia.
Atualmente, durante o treinamento, bem como nos cursos de capacitação disponíveis, todas as disciplinas operacionais e administrativas são lecionadas a todos os policiais civis aprovados, independente do cargo que ocupam.
Com o advento da informatização e aumento do volume de trabalho, escrivães, agentes e investigadores são igualmente capacitados e responsáveis pela elaboração dos boletins de ocorrência, flagrantes, medidas cautelares e pelo trabalho em campo.
Ocorre que além das atribuições das demais carreiras, o policial nomeado Escrivão de Polícia deve ter sob sua guarda e responsabilidade os inquéritos policiais, além dos bens e valores apreendidos entregues à sua custódia, para a realização dos trabalhos periciais e posterior restituição a quem é de Direito. É sua atribuição exclusiva o recolhimento de fianças criminais. Deve ainda observar e providenciar a normalidade do processo investigativo e o seu correto andamento de acordo com os prazos vigentes em lei.
O Escrivão de Polícia é um cargo extremamente importante dentro do quadro policial civil, compondo as equipes que agem lado a lado com os Delegados e demais agentes.
De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.
Rui Barbosa
Recebam nossa homenagem Escrivães de Polícia Civil do Brasil e em especial aos
companheiros da Polícia Civil de Rondônia, tendo como patrono a figura
de Rui Barbosa, uma mente brilhante a serviço do conhecimento.
Referências do Post:
Wikipédia
Google
O Pensador
Post: G. Gomes
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!