Go

11 abril, 2017

Tal como Emilly, muitas mulheres não percebem que vivem relação abusiva

Ao saber que Marcos havia sido expulso do BBB17 por ter tido um comportamento abusivo contra sua namorada, Emilly, aos prantos, disse que "Ele nunca teria a intenção de me machucar". Tal como a sister, muitas mulheres têm o mesmo comportamento e não conseguem perceber que são vítimas de abusos psicológicos, físicos e morais.

De acordo com a professora de psicologia e coordenadora do curso de extensão Feministas nas Trincheiras da Resistência do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Jaqueline Gomes de Jesus, em entrevista ao UOL, o comportamento é muito comum, até mesmo com mulheres ameaçadas com facas e armas de fogo. "É comum se ouvir: ‘Ah, ele me ama, só estava irritado’. É uma distorção da realidade”, afirma a especialista.

Normalmente, as agressões começam de foram sutil. Primeiro são os gritos e ofensas, depois empurrões e beliscões, que evoluem para a violência física, segundo a especialista. “Primeiro, o homem diz ‘você não pode isso ou aquilo’. E até a violência física começa aos poucos. Um dedo em riste, um chacoalhão, para depois chegar em chutes e socos”, declara Teresa Cristina Cabral Santana Rodrigues dos Santos, integrante da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo.

Inúmeros fatores podem explicar o fato de Emilly considerar o comportamento do namorado "normal". Há o componente pessoal, mas também o aspecto cultural, como a banalização da violência pela nossa sociedade e o conceito social de que a mulher só está completa quando se encontra em um relacionamento, ainda que ele seja abusivo.

Por Noticiaominuto
Post: G. Gomes
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!

Top Comentários