Go

30 agosto, 2017

Saque do PIS/Pasep beneficiará mais de oito milhões de brasileiros

O governo federal estima que mais de oito milhões de trabalhadores serão beneficiados com o saque das cotas do PIS/Pasep. A medida tomada pelo presidente Michel Temer através da medida provisória número 797, de 23 de agosto de 2017, visa injetar mais dinheiro na cambaleante economia brasileira e, de quebra, melhorar a aprovação do governo que também não anda lá essas coisas.

A nova medida provisória alterou as regras do saque do PIS/Pasep. Se antes apenas os idosos acima de 70 poderiam sacar as cotas, agora as regras ficaram mais flexíveis. Assim, o limite de saque baixou e homens acima de 65 anos e mulheres com mais de 62 anos poderão sacar esse dinheiro.

Já os demais trabalhadores deverão seguir as regras atuais do PIS 2017 para sacar as cotas ou o abono salarial, como acontece todos os anos, de acordo com o calendário estabelecido pela Caixa.

O calendário de pagamento do PIS/Pasep para os idosos será divulgado no dia 15 de setembro, se tudo correr conforme o esperado. O cronograma de pagamento deve se estender até março de 2018. Com isso, o governo estima que esta nova leva de saques do PIS deve injetar quase R$ 16 bilhões na economia brasileira. O calendário de saques deve seguir critérios estabelecidos pela Caixa, para o PIS 2017; e pelo Banco do Brasil, pelo Pasep, para que o atendimento nas agências possa ocorrer sem problemas ou confusões.

A medida provisória, porém, não agradou ao presidente do Instituto Fundo Devido ao Trabalhador, Mário Avelino.

Segundo ele, os idosos com mais de 70 anos serão prejudicados por conta do calendário 2017, pois quem poderia sacar os valores do PIS neste momento, agora deverá seguir o calendário e muitos só terão acesso ao dinheiro em março de 2018,

Polêmicas à parte, o fato é que o saque do PIS pode ser uma boa oportunidade para receber uma grana extra. Atualmente, o saldo total das contas é algo em torno de R$ 37 bilhões. Mas é bom lembrar que nem todos poderão contar com esse dinheiro. O saque só será liberado para quem aderiu ao programa PIS/Pasep antes de 4 de outubro de 1988 e ainda não sacou o valor das sua cotas.

É bom lembrar que não são só os aposentados ou trabalhadores com mais de 70 anos que têm direito ao PIS. A lei prevê outras situações em que o saque integral do dinheiro pode ser feito. No caso de invalidez ou doenças graves, como câncer e HIV, o saque do PIS/Pasep  pode ser solicitado em uma agência da Caixa ou do Banco do Brasil. No caso da morte do beneficiário, os seus herdeiros também podem realizar o saque das cotas.

Em relação à nova medida, o governo avisou que deve divulgar novas formas de consultar o saldo do PIS 2017. Isso deve incluir números de telefones especiais, internet e aplicativos. Para os trabalhadores da iniciativa privada, basta acessar o site da Caixa ou baixar o aplicativo oficial para consultar o valor do PIS.

COMPARTILHE NOSSOS POSTS!

Fonte: Blasting news
Post: G. Gomes
Para: www.deljipa.blogspot.com.br
Capa: encurtador.com.br/pu139

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!

Top Comentários

Widget by Elaine Gaspareto