DELJIPA

DELJIPA | Informações e Notícias | Ano XI

Search

05 novembro, 2017

05 de Novembro:Dia do Cinema Brasileiro – Dia Nacional da Cultura - Dia do Escrivão de Polícia

BREVE HISTÓRIO
Escrivão de Polícia é um dos agentes da Autoridade Policial, responsável por conferir legitimidade às atribuições de polícia judiciária no esclarecimento de crimes e demais ocorrências.

É um engano comum confundi-lo com a figura do "escrevente ou oficial administrativo", que trata-se de cargos - NÃO POLICIAIS - puramente cartorários.

Nas palavras do então Delegado Geral de Polícia, Marcos Carneiro Lima, " Somos todos investigadores. A atribuição de cada Polícial Civil é elucidar crimes. Escrivão é o investigador que formaliza o ato ".

A maioria dos escrivães antigos ainda pertencentes aos quadros da polícia civil continuam a restringirem-se predominantemente às atividades burocráticas, pois à época de sua admissão, recebiam pouca ou nenhuma instrução de cunho operacional durante o curso de formação junto à Academia de Polícia.

Atualmente, durante o treinamento, bem como nos cursos de capacitação disponíveis, todas as disciplinas operacionais e administrativas são lecionadas a todos os policiais civis aprovados, independente do cargo que ocupam.

Com o advento da informatização e aumento do volume de trabalho, escrivães e investigadores são igualmente capacitados e responsáveis pela elaboração dos boletins de ocorrência, flagrantes, medidas cautelares e pelo trabalho em campo.

Ocorre que além das atribuições das demais carreiras, o policial nomeado Escrivão de Polícia deve ter sob sua guarda e responsabilidade os inquéritos policiais, além dos bens e valores apreendidos entregues à sua custódia, para a realização dos trabalhos periciais e posterior restituição a quem é de Direito. É sua atribuição exclusiva o recolhimento de fianças criminais. Deve ainda observar e providenciar a normalidade do processo investigativo e o seu correto andamento de acordo com os prazos vigentes em lei.

O Escrivão de Polícia é um cargo extremamente importante dentro do quadro policial civil, compondo as equipes que agem lado a lado com os Delegados e demais agentes.
Fonte: Wikipédia

DIA DO CINEMA BRASILEIRO

No dia 8 de julho de 1896, sete meses depois de os irmãos Lumière inaugurarem a sétima arte em Paris, o Rio de Janeiro exibiu a primeira sessão de cinema no Brasil. No ano seguinte, em 1897, Paschoal Segreto e José Roberto Cunha 
Salles abriram a primeira sala de cinema, também no Rio de Janeiro, na rua do Ouvidor.
A sala chamava “Salão Novidades de Paris” e exibiu o primeiro filme brasileiro em 1898.

O filme, rodado por Afonso Segreto, mostrava um documentário com imagens da Baía de Guanabara. Aliás, os documentários foram as primeiras produções brasileiras. Depois de 1912, começava uma incipiente produção nacional com “Os Três Irmãos” e “Na Primavera da Vida”, do cineasta Humberto Mauro. Mas foi somente em 1929 que foi lançado o primeiro filme brasileiro totalmente sonorizado. O filme se chamava “Limite” e foi filmado por Mário Peixoto.
Em 1930, o primeiro estúdio de cinema do Brasil foi instalado no Rio de Janeiro, por Adhemar Gonzaga. Chamado de Cinédia, o estúdio produzia comédias musicais e dramas populares.

Em 1941, surgiu a Atlântida, famosa produtora das chanchadas que marcaram época, revelando cineastas como Carlos Manga. No fim da década de 40, foi a vez do estúdio Vera Cruz, que começou a produzir filmes no estilo de Hollywood. Em 1952, o filme “O Cangaceiro”, rodado por Lima Barreto, conseguiu entrar no circuito internacional e foi premiado no Festival de Cannes em 1953.

Autor: Juscelino Tanaka



Filme: Inquérito Policial nº 0521/09
Gênero: Ficção
Subgênero: Terror
Diretor: Vinícius Casimiro
Elenco: Celso Melez, Daniel Ribeiro, Elder Fraga, Johnnas Oliva, Juliano Dip, Liz Marins, Rafael Losso, Rafaela Clemente, Ricardo Puccetti, Rodrigo Dorado
Duração: 13 min Ano: 2011 Formato: 35mm
País: Brasil Local de Produção: SP
Cor: Colorido
Sinopse: Por meio de evidências em vídeo, policiais tentam desvendar um misterioso caso de sequestro e assassinato.

FICHA TÉCNICA DESSE FILME
Produção: Issis Valenzuela, Tatiana Custódio
Fotografia: Thaisa Oliveira
Roteiro: Roger Franchini, Vinícius Casimiro
Som Direto: Alan Zilli
Direção de Arte: Leandro Tadashi
Empresa(s) produtora(s): Bláblá Filmes
Figurino: Arieli Marcondes
Maquiagem: Rachel Ramos
Direção de produção: Issis Valenzuela
Efeitos Especiais: Kapel Furman
Produção Executiva: Tatiana Custódio
Argumento: Vinícius Casimiro
Montagem: Tatiana Custódio
Técnico de som: Alan Zilli
Desenho de Som: Eduardo Santos Mendes, Luiz Adelmo
Maquiagem de Efeito: Kapel Furman


Referências desse Post:
Texto: Wikipédia
Texto do Cinema: Brasil escola
Filme: Portacurtas
Fotos Reprodução: Google
Post: G. Gomes
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!

Top Comentários