A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, foi questionada sobre quando irá colocar em pauta no Supremo o julgamento do habeas corpus pedido pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em uma resposta clara e contundente, a ministra disse, por meio de sua assessoria, que não tem nenhuma previsão de quando irá colocar esse assunto na pauta da Corte.
A defesa do petista vê a única salvação para Lula não ser preso nas mãos do STF. Com essa decisão, Cármen Lúcia “esfria” as esperanças de Lula e dá caminhos para sua ida a Curitiba.
Numa reunião com o ministro Edson Fachin, o advogado de Lula, ex-presidente do STF Sepúlveda Pertence, pediu para que fosse dado um habeas corpus ao seu cliente.
Para não ter que decidir sozinho por esse assunto, Fachin(petista) enviou o caso ao Plenário. Com um possível novo entendimento dos ministros da Corte sobre a prisão após a condenação em segunda instância, surgiu a possibilidade de Lula conseguir o habeas corpus. Porém, a presidente do STF é Carmen Lúcia e ela decidiu mudar a imagem do Supremo que tem sido atacado nos últimos tempos.
Se a ministra não colocar em pauta o julgamento do habeas corpus do petista, Lula estará atado com a Justiça e seu futuro dependerá da decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Os desembargadores podem já no mês de março decretar a prisão do petista.
Caso específico
Em uma de suas entrevistas, Cármen já havia falado que o Supremo não pode se “apequenar’ diante de casos específicos. Mudar a jurisprudência do STF para ajudar Lula seria algo inaceitável pela sociedade e destruiria a imagem da Corte.
A ministra recebe o apoio da procuradora-geral da República Raquel Dodge. A procuradora defende que Lula cumpra sua condenação preso como qualquer outro criminoso.
Revolta
As palavras de Cármen Lúcia causaram revoltas em blog de Esquerda. O site Brasil 247, voltado a defender o ex-presidente Lula, afirmou que a atitude da ministra é algo lamentável na história do Brasil.
Os defensores de Lula queriam o julgamento do habeas corpus, pois há alguns ministros que defendem que os condenados só possam ser presos após se esgotarem todos os recursos. Um dos ministros é Ricardo Lewandowski.
O site de Direita, “O Antagonista”, aplaudiu decisão da ministra e afirmou que ela é a única capaz de mudar a imagem deteriorada do Supremo
Resta saber quais serão as próximas investidas da defesa de Lula para tentar evitar a sua prisão.
Redação:Nbo
Post/Edição:G.GomesCanal:www.deljipa.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!