DELJIPA

DELJIPA | Informações e Notícias | Ano XI

Search

17 novembro, 2018

Ministério da Saúde abrirá edital para ocupar vagas de cubanos no Mais Médicos.

(Foto reprodução)
O Ministério da Saúde publicou uma nota nesta quarta-feira (14/11/2018) informando que irá abrir edital para ocupar as vagas dos cubanos no programa Mais Médicos, após o governo cubano anunciar o encerramento da parceria no projeto.

O programa Mais Médicos foi criado em 2013 durante o governo de Dilma Rousseff. O projeto consistia em uma ajuda de médicos cubanos para trabalhar no Brasil em áreas com poucos profissionais brasileiros. De acordo com o governo cubano, a saída do programa foi devido a "declarações ameaçadoras e depreciativas" do presidente eleito Jair Bolsonaro.

"O Ministério da Saúde recebeu nesta manhã14/11/2018 o comunicado da Organização Pan-Americana de Saúde [Opas], no qual o governo cubano informa que encerrou sua parceira no programa Mais Médicos. Diante do fato, o governo federal está adotando todas as medidas para garantir a assistência dos brasileiros atendidos pelas equipes da Saúde da Família que contam com profissionais de Cuba", diz a nota do Ministério da Saúde.

Segundo ele, "a iniciativa imediata será a convocação nos próximos dias de um edital para médicos que queiram ocupar as vagas que serão deixadas pelos profissionais cubanos".

"Será respeitada a convocação prioritária dos candidatos brasileiros formados no Brasil seguida de brasileiros formados no exterior", diz o comunicado.

"O Ministério da Saúde reafirma e tranquiliza a população que adotará todas as medidas para que profissionais brasileiros estejam atendendo no programa de forma imediata", completou o Ministério.

Essa notícia começa a por um fim nos lamentos dos agourentos de plantão amantes do "quanto pior, melhor", logo, logo, o Brasil vai solucionar esse problema dando vez e voz aos profissionais brasileiros com toda justiça, sem o famigerado viés ideológico.

Fonte: Ministério da Saúde
Via: Sputinik
Post: G. Gomes
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br
Capa: encurtador.com.br/aopvR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!

Top Comentários