O presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e seu homólogo da Comissão, Jean-Claude Juncker, expressaram a Jair Bolsonaro sua disponibilidade para "reforçar" a cooperação durante o seu mandato presidencial no Brasil a partir de 1º de janeiro, numa carta de parabéns divulgada nesta segunda-feira (05/11/2018).
"A UE e o Brasil mantêm há muito tempo uma parceria estratégica que ajudou a desenvolver uma ampla cooperação em questões bilaterais e multilaterais de interesse comum", escrevem os dois líderes da UE na carta datada de 31 de outubro.
Entre as questões citadas na curta missiva, Juncker e Tusk citam comércio, defesa e energia, bem como "a proteção do meio ambiente e dos direitos humanos".
"Estamos prontos para continuar e reforçar esta parceria durante a sua presidência em benefício dos nossos cidadãos, incluindo no contexto das negociações em curso sobre o Acordo de Associação UE-Mercosul", concluem.
A carta de felicitação contrasta com a primeira reação da Comissão Europeia às eleições de domingo, 28 de outubro.
Depois de recordar sua disposição de cooperar com o futuro presidente, a porta-voz da Comissão, Natasha Bertaud, encorajou Jair Bolsonaro, um dia depois de sua vitória, a trabalhar "para consolidar a democracia" no Brasil.
Apesar de isso ser comum na maioria das cartas, os presidentes evitaram, no caso de Bolsonaro, publicá-las em suas contas no Twitter. As próprias instituições levaram vários dias para divulgá-la.
Fonte: AFPPost: G. Gomes
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br
Ilustração: encurtador.com.br/iwUZ0
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!