O Ministério da Saúde adiou para o dia 18/12/2018 a apresentação dos médicos inscritos na primeira fase do Mais Médicos. Último balanço da pasta mostra que 3.059 dos 8.411 médicos alocados ainda não se apresentaram, o prazo terminaria nesta sexta-feira 14/12/2018.
Ainda de acordo com o ministério, até quinta-feira (13/12/2018), 6.634 médicos brasileiros ou estrangeiros formados no exterior haviam se inscrito na segunda etapa do programa. Com a mudança nos prazos, eles terão até o dia 16 para enviar a documentação, que valida a inscrição.
O ministério informou que mudou a data para envio dos documentos por causa de picos de instabilidade que foram registrados no site do programa. Segundo a pasta, a oscilação no acesso pode ter sido causada "pelo grande número de acessos, o que pode ter ocasionado dificuldades no momento da inscrição".
Novo Mais Médicos
O programa foi reformulado depois que Cuba anunciou que deixaria a parceria. Além das críticas feitas pelo presidente eleito em relação à qualificação dos profissionais, o governo da ilha caribenha sustentou a decisão, tomada no dia 14 de novembro, com base na exigência de uma mudança no regime de trabalho.
O contrato do programa era feito diretamente com Cuba, e Bolsonaro queria que o termo fosse assinado individualmente, com cada médico.
A primeira etapa desta edição do Mais Médicos foi aberta exclusivamente para médicos brasileiros com autorização para atuar no Brasil. Esses médicos tinham até o dia 14 para se apresentarem nos municípios escolhidos. Em seguida, as vagas remanescentes serão oferecidas aos brasileiros formados no exterior e depois aos médicos estrangeiros, que ainda podem se inscrever.
Cronograma é o seguinte:
- Até 16/12 -Inscrição dos médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior.
- Até 18/12 – Apresentação dos médicos com CRM Brasil nos municípios.
- De 20/12 a 21/12 - Médicos CRM Brasil escolhem municípios com vagas disponíveis.
- De 27/12 a 28/12 - Médicos brasileiros formados no exterior escolhem municípios com vagas disponíveis.
- De 3/1 a 4/1/19 - Médicos estrangeiros formados no exterior escolhem municípios com vagas disponíveis.
Fonte: Ministério da Saúde
Via: Huft
Post: G. Gomes
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!