Circula nas redes sociais a imagem de um tuíte atribuído ao Partido Social Liberal (PSL), legenda do presidente da República, Jair Bolsonaro, em defesa do fim do 13º salário e das férias remuneradas. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“A direção distrital do PSL esclarece: é falsa a notícia espalhada pelo PT de que acabaremos com o salário mínimo. Defendemos apenas o fim do 13º salário e das férias pagas.”
Legenda de imagem que, até as 16 horas do dia 21 de fevereiro de 2019, tinha sido compartilhada mais de 250 vezes no Facebook.
FALSO
O tuíte analisado pela Lupa existe, mas não foi feito pelo perfil oficial do PSL. A conta oficial da legenda no Twitter é o @PSL_Nacional e possui selo de verificação.
Na foto compartilhada pelo Facebook, o endereço que aparece é o @PSLOFICIAL. Todos os tuítes desta conta, que tem apenas 146 seguidores, foram deletados.
Tanto o 13º salário como as férias remuneradas são direitos garantidos pela Constituição e fazem parte das cláusulas pétreas. São dispositivos que não podem ser modificados nem mesmo por uma proposta de emenda constitucional.
Essa checagem foi feita pelos sites Aos Fatos e Fato ou Fake no ano passado.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook.
Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Fonte: Agência LupaPor: Maurício Morais
Post: G. Gomes
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!