O Presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou hoje dia 25/04/2019 decreto que suspende o Horário Brasileiro de Verão. A cerimônia de assinatura aconteceu no Palácio do Planalto e contou com a presença do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
A suspensão foi resultado dos estudos que comprovaram a neutralidade econômica da medida no âmbito do setor elétrico. Atualmente, a medida deixou de produzir economia como nos anos anteriores em razão das mudanças no hábito de consumo de energia da população.
Historicamente, o Horário de Verão teve como principal objetivo o melhor aproveitamento da luz natural a partir do adiantamento dos relógios em uma hora e consequente redução de consumo de energia elétrica no início da noite. No Brasil, era nesse período que se registrava o maior pico de consumo e, dessa forma, o Horário de Verão era benéfico para população.
No entanto, nos últimos anos houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o período de maior consumo diário para o período da tarde, quando o Horário de Verão não tem influência.
O Horário de Verão era contemplado nos seguintes estados:
- Rio Grande do Sul (RS).
- Santa Catarina (SC).
- Paraná (PR).
- São Paulo (SP).
- Rio de Janeiro (RJ).
- Espírito Santo (ES).
- Minas Gerais (MG).
- Goiás (GO).
- Mato Grosso (MT).
- Mato Grosso do Sul (MS).
- Distrito Federal (DF).
Post: G. Gomes
Canal: www.deljipa.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!