(Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)
Abertura da Semana Nacional da Juventude em Ceilândia, cidade do Distrito Federal
A profissionalização dos jovens para o ingresso no mercado de trabalho e o incentivo ao empreendedorismo estão no foco de atuação ao longo deste ano da Secretaria Nacional de Juventude, ligada ao Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos. As políticas para geração de oportunidades são um dos temas em debate nesta Semana Nacional da Juventude, que segue até a sexta-feira dia 16/08/2019.
A Secretária Nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva, disse que, ao conversar com jovens de todo país, constatou que o ingresso no mercado de trabalho aparece como uma preocupação recorrente.
“Já estivemos em todas as regiões do país e a maior reclamação da juventude é a falta de oportunidades, que acaba gerando os demais problemas que são a droga, a criminalidade, o alto índice de homicídios entre os jovens. São questões que decorrem da falta de oportunidade e perspectiva de emprego e renda para a juventude”, afirmou Jayana Nicaretta.
Espaço 4.0
Como forma de impulsionar aos jovens que buscam a profissionalização, a Secretaria trabalha para implantar o Espaço 4.0, que são laboratórios de tecnologia para jovens carentes. Serão instaladas unidades nos 26 estados e no Distrito Federal. O investimento total será de R$ 8,5 milhões. Nesses espaços, os jovens terão acesso à capacitação tecnológica com equipamentos de última geração como impressoras 3D. O projeto tem parceria com o Serviço Nacional da Indústria, Senai.
Empreenda Jovem
Outro programa é o Empreenda Jovem, projeto de formação em empreendedorismo que ensina jovens carentes a formalizar seu negócio. “É um projeto para ajudar a menina que faz a unha em casa, que vende o bolo na rua, formalizar seu negócio e fazer um planejamento de crescimento. Fazer com que ela tenha mais conhecimento”, explicou a Secretária Nacional da Juventude.
Semana Nacional da Juventude
Este ano o tema da Semana Nacional da Juventude é “A Juventude em Ação para a Inovação e Desenvolvimento Sustentável". A mobilização anual celebra o Dia Internacional da Juventude, em 12 de agosto, e tem atividades culturais e reflexão sobre temas que tem impacto na vida dos jovens entre 15 e 29 anos.
No sábado dia 10/08/2019, na abertura das atividades da semana, em Ceilândia, no Distrito Federal, foram emitidas carteirinhas da ID Jovem, programa que permite aos jovens com renda familiar de até dois salários mínimos o pagamento de meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, e o uso gratuito do transporte interestadual.
Com a ID Jovem em mãos, o estudante Josué Denícolo Paiva, de 23 anos, contou que, além de aproveitar para ir a eventos artísticos gastando menos, pretende usar o benefício para viajar a outros estados levando projetos que ele participa na área de cultura e esporte. “Faço parte de uma produtora musical e queremos levar isso pra fora. Fazemos evento de basquete e a intenção é conseguir levar para fora a baixo custo”, disse.
A Semana Nacional da Juventude teve ainda atividades como seminários, workshops, sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia Internacional da Juventude e atividades de convivência em aldeia indígena.
Informações: Agência Brasil
Post: G. Gomes
Hme: www.deljipa.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!