Go

23 agosto, 2019

Lava-Jato mira BTG Pactual e banqueiro André Esteves.

(André Esteves, ex-CEO do BTG Pactual. Foto: REUTERS/Nacho Doce)
Nomes importantes do cenário econômico brasileiro são alvos da 64ª fase da operação Lava-Jato, realizada na manhã desta sexta-feira dia 23/08/2019. A Polícia Federal fez buscas na sede do BTG Pactual e nas casas do banqueiro e ex-CEO da empresa, André Esteves.

Segundo a PF, cerca de 80 agentes cumprem 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A operação teria partido de informações obtidas com a delação premiada do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci.

O objetivo da PF é o de investigar nomes que aparecem numa planilha da Odebrecht denominada “Programa Especial Italiano”. A Lava-Jato apura o envolvimento do banco de investimentos BTG Pactual em esquemas de corrupção da empreiteira em países do continente africano.

Já André Esteves, que é sócio do BTG, teria sido envolvido na operação após ser citado por Palocci em delação. O ex-ministro diz que o banqueiro combinou com Guido Mantega o repasse de R$ 15 milhões em propinas para o Partido dos Trabalhadores (PT) em 2010.

Em troca disso, o PT, que à altura do acordo já estava encaminhado para uma vitória nas eleições presidenciais daquele ano com a então candidata Dilma Rousseff, privilegiaria o BTG em contratos de exploração do pré-sal com a Petrobras.

Outro alvo da operação é Graça Foster, ex-presidente da Petrobras entre 2012 e 2015. O nome da operação, “Pentiti”, significa “arrependidos” em italiano, termo usado para designar ex-membros de organizações criminosas que decidem colaborar com as autoridades.
Informações:Yahoo
Post:G. Gomes
Home: www.deljipa.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!

Top Comentários

Widget by Elaine Gaspareto