O dia das crianças é comemorado em diversos países, em datas diferentes. O dia Universal da Criança é dia 20 de novembro, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em referência ao dia no qual foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança (1959).
No Brasil, dia 12 de outubro é comemorado o dia das crianças desde a década de 1920, quando o Deputado federal Galdino do Valle Filho levou a idéia, ou o projeto de criar um dia em homenagem às crianças à Câmara, onde foi aprovada. A data foi oficializada por meio do Decreto nº 4.867, assinado pelo presidente Arthur Bernardes no dia 5 de novembro de 1924.
No entanto, a tradição dos presentes no dia das crianças surgiu 40 anos depois, na década de 1960, quando duas grandes empresas (de brinquedos e de produtos para bebês) lançaram uma promoção conhecida como a “Semana do Bebê Robusto". O faturamento foi excepcional.
Nos anos seguintes, outras empresas adotaram a mesma estratégia, realizando promoções durante a semana da criança, sem o mesmo êxito. As empresas fabricantes de brinquedos então, de comum acordo, adotaram o dia 12 de outubro como o dia da criança. Desde então, a data é explorada pelos comerciantes como mais uma oportunidade de promover o consumo.
No dia 12 de outubro, além de dia das crianças, são comemoradas outras duas datas:
- O descobrimento da América – em 12 de outubro de 1492.
- Aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil – em 12 de outubro de 1717.
Desde 1980, dia 12 de Outubro é um feriado nacional devido à comemoração da padroeira do Brasil.
Apesar da maioria dos países terem adotado a data estabelecida pela ONU, outros comemoram o dia das crianças em diferentes datas, como os seguintes:
- China – 5 de maio.
- Japão – 5 de maio para os meninos e 3 de março para as meninas.
- Turquia – 23 de Abril.
- Portugal e Moçambique – 1º de Junho.
- Nova Zelândia – último domingo do mês de Outubro.
- Índia – 15 de Novembro.
Comemorações a parte, o melhor presente que as crianças de todo o mundo podem ganhar, não só no Dia das Crianças, mas todos os dias, é ter seus direitos respeitados plenamente.
Texto: InfoescolaPost: G. Gomes
Home: www.deljipa.blogspót.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!