Titulares de linha telefônica pré-paga em 17 estados têm até a próxima segunda-feira dia 18/11/2019 para recadastrar e atualizar seus dados, sob risco de ficarem com o serviço bloqueado. A medida faz parte do projeto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a criação do cadastro nacional de usuários dos serviços de telefonia celular pré-paga.
A exigência vale para os moradores dos seguintes Estados:
- Alagoas.
- Amazonas.
- Amapá.
- Bahia.
- Ceará.
- Espírito Santo.
- Maranhão.
- Piauí.
- Rio Grande do Norte.l
- Pará.
- Paraíba.
- Pernambuco.
- Rio de Janeiro.
- Rio Grande do Sul.
- Roraima.
- Sergipe
- São Paulo.
Esta é última fase da campanha de comunicação aos consumidores com cadastros desatualizados, realizada pelas prestadoras:
- Algar.
- Claro.
- Oi.
- Sercomtel
- Tim.
- Vivo.
Segundo a agência reguladora, o objetivo da iniciativa é assegurar uma base cadastral correta e atualizada, para evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma, ampliar a segurança dos consumidores.
Recadastramento
Os usuários de pacotes pré-pagos serão acionados pelas operadoras por canais como mensagem de texto, ligações ou pop ups em sites. O procedimento é aplicado apenas aos usuários com pendências cadastrais. As operadoras também disponibilizaram canais de atendimento para fornecer mais informações sobre o recadastramento, como páginas específicas nos sites e números.
Pessoas que tiverem a linha pré-paga bloqueada poderão atualizar os dados cadastrais junto à sua prestadora por meio dos canais de atendimento disponíveis, como call center e espaço reservado ao consumidor na internet. Nesse contato, devem ser informados o nome completo e o endereço com o número do CEP. No caso de pessoa física, é necessário informar o número do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ. Também poderão ser solicitadas informações adicionais de validação do cadastro.
Para evitar fraudes, os usuários podem confirmar se o SMS de solicitação de recadastramento recebido foi, de fato, encaminhado pela prestadora contratada.
Confira os números utilizados pelas prestadoras para envio das mensagens:
Em caso de dúvidas, os titulares de linhas pré-pagas podem entrar em contato com as operadoras pelos seguintes canais:
Informações: AnatelVia: Agência Brasil
Post: G. Gomes
Home: www.deljipa.blogspot.com.br
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