Equipes da Força Tarefa da Lava Jato cumprem hoje dia 05/03/2020, no Rio de Janeiro, 6 mandados de prisão preventiva e outros 3 de prisão temporária. Sete pessoas já foram presas, entre elas um ex-procurador da Justiça e ex-secretário Nacional de Justiça e Cidadania Astério Pereira dos Santos.
Os agentes da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF) cumprem também 32 mandados de busca. Todas as pessoas são acusadas de participar de um esquema de pagamentos de propina a conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) e de lavagem de dinheiro através de contratos na Secretaria estadual de Administração Penitenciária.
Segundo a PF, esta rede seria organizada por empresários e agentes públicos com apoio de dois escritórios de advocacia. E envolvia laranjas e familiares dos acusados.
Pereira integrou o governo Temer em 2017 e, antes, esteve à frente da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) no governo Rosinha Garotinho, entre 2003 e 2006, no estado do Rio. Ele é procurador aposentado do Ministério Público (MPRJ).
SOBRE O INVESTIGADO
Astério Pereira dos Santos é o terceiro integrante do MPRJ alvo de mandado na Lava Jato do Rio. A força-tarefa prendeu Cláudio Lopes e Flávio Bonazza.
Lopes, ex-procurador geral de Justiça do estado, é suspeito de receber mesada da organização criminosa chefiada pelo ex-governador Sérgio Cabral.
De acordo com a denúncia, Bonazza recebia R$ 60 mil de mesada de empresários de ônibus para beneficiar o setor -- como arquivar processos.
Nunca ficou tão claro perceber o quanto o Poder público foi aparelhado pelos bandidos do colarinho branco.
Informações: EBCPost: G. Gomes
Home: www.deljipa.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!