A Operação Verde Brasil 2 completou uma semana de ativação nesta segunda-feira dia 18 de Maio de 2020. Há sete dias, militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica trabalham na repressão e prevenção de crimes ambientais na Amazônia Legal. Organizados em três Comandos Conjuntos e no Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), os militares e agentes da Operação atuam, a princípio, na Floresta Nacional de Jacundá, em Rondônia, na Estação Ecológica Estadual da região do Rio Rinuro, em Mato Grosso, e no Assentamento Federal Vila União, no Pará.
A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa a ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341 e tem validade até 10 de junho.
Nos estados do Acre e de Rondônia, o Comando Conjunto Príncipe da Beira concluiu as ações contra delitos ambientais na Unidade de Gestão Ambiental Integrada (Ugai) Afluente, em Manuel Urbano (AC), e na região de Vila Samuel, em Candeias do Jamari (RO). As atividades resultaram na apreensão de madeira irregular, equipamentos, armamento e munição. Participaram das ações militares do Comando de Fronteira Acre/4º Batalhão de Infantaria de Selva e da 17ª Companhia de Infantaria de Selva, agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Polícia Militar Ambiental, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam). Em outras localidades, a Operação continua.
No Pará, o Comando Conjunto Soares de Andrea, por meio da 23ª Companhia de Comunicações de Selva conscientizou a população quanto à importância da preservação do meio ambiente. O Comando também apoiou órgãos de segurança pública e fez reconhecimento aéreo, a bordo da aeronave UH-15 Super Cougar, da Marinha, e terrestre, em rodovias do estado. Na malha fluvial, militares da Marinha inspecionaram embarcações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!