Em
Sorocaba (SP), foi inaugurado, nesta sexta-feira dia 30 de Abril de 2021, o Centro de
Referência em Internet das Coisas, do Ministério da Ciência, Tecnologia e
Inovações (MCTI), em parceria com o Centro Universitário Facens e o
Parque Tecnológico de Sorocaba.
O local deverá oferecer programas de formação e apoiar o Governo Federal na busca por soluções que façam da inteligência artificial uma aliada do dia a dia dos brasileiros. O centro será um espaço para demonstração prática de soluções modernas e inteligentes nas áreas da saúde, indústria, agro, educação, cidades e turismo.
“Cada vez mais a gente vê a necessidade dos sistemas trabalharem em conjunto, com Internet das Coisas, com Inteligência Artificial, que une todas as informações coletadas de diversos sistemas, para o sucesso das pessoas no país, que são o que mais importa no final das contas”, afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.
O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, também comentou sobre a importância do projeto. “É um acordo que vai trazer muita prosperidade. Essas ações que estamos fazendo aqui vai nos proporcionar essa inovação pra nossa cidade, pra nossa região, pro nosso Brasil.”
Internet das Coisas
A Internet das Coisas é como chamamos a conexão digital de objetos cotidianos com a internet. Em outras palavras, é uma rede de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dados, oferecendo soluções para diversas áreas, do planejamento urbano à produção agrícola.
Esse tipo de tecnologia pode trazer impactos positivos para a qualidade de vida do cidadão, por meio da criação e do desenvolvimento de novas tecnologias em um amplo leque de aplicações.
O centro será um espaço para demonstração prática de soluções modernas e inteligentes
- Foto:
MCTI
A Internet das Coisas pode ser utilizada, por exemplo, para a medição
de calorias gastas num exercício ou para a checagem dos batimentos
cardíacos entre um relógio e um celular. Ou para permitir ligar o ar
condicionado antes de chegar em casa. Na saúde, pode ser usada para
conectar ou compartilhar dados de pacientes e pesquisas diretamente para
um sistema de controle, facilitando e agilizando diagnósticos.Já na agricultura, a Internet das Coisas pode ser útil para medir a saúde do solo e o uso inteligente de água e fertilizantes e, na indústria pecuária, para monitorar a saúde do gado.
Informações: NCTI
Post: G. Gomes
Home: www.deljipa.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E COMPARTILHE. OBRIGADO!