Os beneficiários do Auxílio Brasil podem
consultar a disponibilidade do benefício e o valor das parcelas pelo
aplicativo Caixa Tem, utilizado para movimentação da conta poupança
digital da Caixa.
Criado ano passado para o pagamento do auxílio emergencial durante a pandemia de covid-19 e estendido a outros programas sociais, o aplicativo ganhou a nova função com o início da operacionalização do Auxílio Brasil, que começa amanhã dia 17 de Novembro de 2021.
Pelo Caixa Tem, é possível pagar boletos e contas, como água e telefone; fazer compras pela internet e pelas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, com o cartão de débito virtual e QR Code; transferir recursos para outras contas; e sacar valores em espécie nas casas lotéricas, sem o uso de cartão.
A Caixa ainda disponibiliza aos
beneficiários do programa o aplicativo próprio do Auxílio Brasil, onde
também é possível consultar o benefício e as parcelas, o calendário de
pagamento e informações sobre o programa. Segundo Guimarães, para quem
possui o aplicativo do Bolsa Família, ele será atualizado
automaticamente para o do Auxílio Brasil.
Pagamento
O banco inicia amanhã o pagamento novo
programa social que substituirá o Bolsa Família e tem como alvos as
famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. São 14,5 milhões
de famílias que receberão um valor médio de R$ 217,18 em novembro.
Em caso de dúvidas, a central telefônica 111
da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o
beneficiário pode consultar o site caixa.gov.br/auxiliobrasil.
A partir de 23 de novembro, as agências da
Caixa também retomam os horários de atendimento pré-pandemia de
covid-19, entre 10h e 16h, pelo horário de Brasília. A depender do fuso
da localidade, os horários podem variar. Até lá, as agências funcionam
das 8h às 13h, pelo fuso oficial de Brasília.
As datas de pagamento do Auxílio Brasil seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês, com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). O calendário foi divulgado pela Caixa na semana passada e, neste primeiro mês, será de 17 a 30 de novembro.
No mês que vem, em função das festas de fim de ano, o pagamento foi antecipado e acontecerá de 10 a 23 de dezembro.
Os cartões e senhas utilizados para saque do
Bolsa Família continuarão válidos e poderão ser utilizados para o
recebimento do Auxílio Brasil nas agências, lotéricas e correspondentes.
As famílias que recebem o Bolsa Família pelo aplicativo Caixa Tem, em
conta poupança digital, receberão o Auxílio Brasil na mesma modalidade
de pagamento e poderão continuar movimentando seu benefício pelo
aplicativo.
“O pagamento do Bolsa Família é feito há
mais de 15 anos pela Caixa.
Durante o auxílio emergencial, nós fizemos esse mesmo racional de pagamento. Todos recebem no calendário que já existia, com a possibilidade de pagamento pelo aplicativo Caixa Tem. Isso se mantém do mesmo modo, sem necessidade de recadastramento”, explicou o presidente da Caixa, em evento virtual sobre a operacionalização do Auxílio Brasil.
Guimarães reforçou que o banco exercerá
apenas o papel de agente operador e pagador do benefício,
disponibilizando os valores concedidos pelo Ministério da Cidadania às
famílias beneficiadas. Para isso, será utilizado o mesmo cadastro do Bolsa Família, de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
“A Caixa é o agente pagador. Nós não
realizamos essa avaliação, quem realiza a avaliação do cadastro é o
Ministério da Cidadania, via DataPrev, e nós recebemos todo mês a base
de pessoas que receberão o benefício. Nós já recebemos para o Auxílio
Brasil e amanhã, normalmente, começa o pagamento”, disse.
CadÚnico
Post: G. Gomes
Home: www.deljipa.blogspot.com
Bem vindo esse dinheiro para muitos que tão precisando
ResponderExcluir